Vem descobrir como a Matemática pode ser mágica (literalmente!)
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location_on Edifício VII, piso 2, sala 2.4
schedule 09h30, 10h15, 11h00, 11h45, 13h15, 14h00, 14h45, 15h30
PERCURSO
Vem descobrir como a Matemática pode ser mágica (literalmente!)
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location_on Edifício VII, piso 2, sala 2.4
schedule 09h30, 10h15, 11h00, 11h45, 13h15, 14h00, 14h45, 15h30
Sabias que para fazer certos “exercícios” de Matemática, além de usar a cabeça, também podes usar os pés?
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location_on Edifício VII, piso 1, átrio
schedule das 09h30 às 16h00
Os desafios éticos da engenharia genética:
Devemos ressuscitar os mamutes?
A oposição aos OGMs revela uma preocupação ambiental ou ética?
É ético alterar o genoma humano para evitar doenças genéticas?
E quanto a melhorias não médicas, como o aumento da inteligência ou da força física?
Estas e outras questões serão abordadas recorrendo a cenas de filmes de ficção científica famosos como Blade Runner, Jurassic Park, Gattaca, The Island of Dr. Moreau, Gattaca, The Sixth Day, Elysium e Ex Machina.
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location_on Edifício Departamental, sala 101
schedule 10h00, 11h00, 12h00, 14h00
O objetivo é alertar para a importância do estudo dos peixes para entendermos a nossa própria evolução, biologia e também os processos de doença. Será montado um aquário com peixes zebra adultos e haverá também embriões em desenvolvimento para visualização à lupa e poster com explicação das semelhanças peixe/humano e relevância para o estudo de doenças e processo evolutivo.
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location_on Edifício Departamental, laboratório 203
schedule 09h45, 10h15, 10h45, 11h15, 11h45, 12h15, 14h15, 14h45, 15h15, 15h45
Alimentos bioativos, como leguminosas, frutas e vegetais, contêm compostos naturais com propriedades anti-inflamatórias, promovendo a saúde e prevenindo doenças crónicas. Nesta atividade vamos olhar para alguns desses efeitos.
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location_on Edifício Departamental, laboratório 203
schedule 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30
Um painel de 4 cientistas (um geneticista, um microbiólogo, um bioinformático e um biólogo celular) conversa frente a frente com os estudantes. Cada conversa não pode demorar mais de 5 minutos!
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location_on Edifício Departamental, piso 2, átrio de saída
schedule 11h00, 14h00
Vem ver e saber das células que te defendem! Queremos que venhas descobrir o mundo complexo e maravilhoso das células do nosso sistema imunitário. Ao participar nesta atividade podes ficar a saber como é que as células do nosso sistema imunitário nos protegem de corpos estranhos (moléculas ou microorganismo). Mas afinal como é que elas nos protegem? Como distinguem estes corpos estranhos das células do nosso sistema? Será que elas conseguem vencer todas as batalhas?
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location_on Edifício Departamental, laboratório 2.09
schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Atividades didáticas para perceber a organização estrutural e funcional do cérebro humano e das células do cérebro. Poderás observar e comparar modelos anatómicos de cérebros de mamíferos e observar cérebros de ratinho ao microscópio. Através de experiências, vais perceber de que forma o cérebro coordena os nossos sentidos. Será que o cérebro nos engana?
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location_on Edifício Departamental, laboratório 2.03
schedule 09h45, 10h15, 10h45, 11h15, 11h45, 12h15, 13h15, 13h45, 14h15, 14h45, 15h15, 15h45
Encenação de um crime e respetiva análise comparativa por DNA fingerprinting das amostras de DNA de cada suspeito. Acompanharás a investigação ao analisar resultados de cariz molecular de várias experiências.
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location_on Edifício Departamental, piso 2, átrio de entrada
schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Vem assistir de perto a um ensaio de galgamento, onde poderás observar e compreender melhor o comportamento das estruturas de proteção da costa, quando solicitadas por um temporal marítimo.
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location_on Edifício VIII, piso 1, Laboratório de Hidráulica
schedule 09h30, 10h30, 11h30, 13h30
O Formula Student é a competição internacional de engenharia mais prestigiada do mundo que pretende promover e avaliar a conceção e construção de um veículo de corrida, monolugar, para competir com estudantes de outras universidades. Este é o começo onde se formam futuros engenheiros de Fórmula 1 e outras ligas de alto nível (Fórmula E, Moto GP).
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location_on Edifício VIII, espaço exterior
schedule das 09h30 às 16h00
Desafia-te a passar um jogo com níveis impossíveis em que terás de “hackear” o código para alterar os níveis ou adquirires habilidades (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e quaisquer outras que consigas imaginar).
Durante este desafio, experimenta também alguns dos jogos realizados por alunos da NOVA FCT do Núcleo de Desenvolvimento de Videojogoe e na disciplina de Jogos e Simulação.
Dá asas à tua imaginação e descobre as formas mais criativas para “hackear” o jogo e tornares-te o verdadeiro Hack-king.
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location_on Edifício II, sala 124
schedule das 09h30 às 12h45 e das 14h00 às 16h00
O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar a essência de vários algoritmos de forma completamente unplugged!
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location_on Edifício II, sala 116
schedule das 09h30 às 16h00
O que é real e o que é virtual? Vem experimentar a Realidade Aumentada onde transformamos o mundo e mudamos a realidade. Capacetes de Realidade Virtual, câmaras que detetam o nosso corpo, jogos com tapetes interativos – vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas!
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location_on Edifício II, sala 114
schedule das 09h30 às 16h00
Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possas ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores do Secundário e Alunos!
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location_on Edifício II, sala 115
schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
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location_on Edifício II, sala 122
schedule das 09h30 às 16h00
Nesta atividade, podes experimentar um instrumento musical virtual controlado pelas tuas mãos!
Desenvolvido com recurso a algoritmos de deteção de mãos, vais poder ver estes algoritmos a funcionar e a converter os teus gestos em notas musicais. Acena com as mãos para criar notas e criar melodias com movimentos. Experimenta a intersecção de processamento de imagem e música nesta demonstração de como a programação pode transformar gestos em som!
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location_on Edifício II
schedule das 09h30 às 12h45 e das 14h00 às 16h00
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para veres se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
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location_on Edifício II, sala 120
schedule das 09h30 às 11h45 e das 13h00 às 16h00
Vem aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. Esta atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo.
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location_on Edifício II, sala 110
schedule das 09h30 às 11h45 e das 13h15 às 16h00
PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
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location_on Edifício II, salas 127 e 128
schedule 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
E se te desafiassem para encontrares uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que te levassem ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança nos quais os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Pronto para resolveres desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
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location_on Edifício II, sala 119
schedule das 09h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00
O Laboratório Associado de Química Verde (LAQV@REQUIMTE) é o Centro Português de Investigação em Química Sustentável. A missão do LAQV é iniciar, avançar e promover os seus princípios através de uma multiplicidade de atividades de investigação, networking, formação e divulgação. O LAQV apoia ativamente os seus membros na realização de investigação de excelência, com fortes laços de colaboração com o meio académico, a indústria e as autoridades reguladoras. Criado em 1996, o LAQV conta com 441 investigadores, 268 estudantes de doutoramento e 143 estudantes de mestrado, que estão a alargar as fronteiras da Química Sustentável.
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location_on Edifício Departamental, piso 0, átrio
schedule das 09h30 às 16h00
Nesta atividade vamos ver como diferenças de temperatura num fluido geram correntes de convecção e, portanto, põem o fluido em movimento sem ser necessária ação mecânica exterior. Para conseguirmos um espetacular efeito visual, usaremos água com um corante.
A atividade inclui ainda a explicação de um motor Stirling, em que também se gera movimento a partir do calor. Como o calor é fornecido a partir do exterior e não por queima no interior dos cilindros, o motor Stirling tem interesse para aplicações de aumento da eficiência energética ou para aproveitamento de energia renovável, como, por exemplo, energia solar.
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location_on Edifício VIII, piso 1, sala de aula do laboratório MFTA
schedule das 10h00 às 16h00
Os ensaios não destrutivos consistem na ciência de determinar a condição de um objeto sem o danificar. Para tal, existe um amplo conjunto de técnicas de análise que se baseiam na aplicação de fenómenos físicos como ação capilar (líquidos penetrantes), a radiação eletromagnética (raios X, micro-ondas, terahertz e termografia), eletromagnetismo (correntes induzidas) e ultrassons. Nesta atividade serão apresentadas e demonstradas experimentalmente algumas das principais técnicas utilizadas na indústria e no âmbito de investigação no departamento.
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location_on Edifício VIII, piso 2, laboratório de Ensaios não Destrutivos, sala 2.01
schedule 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00