• Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática.

    Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que todos nós começámos do zero. Podes fazer perguntas à vontade, desde “Como começaste?” até “Qual foi o maior desafio?”.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 117

    schedule 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15

  • Realidade Virtual e Jogos

    Realidade Virtual e Jogos

    Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, Sala 114

    schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores de Secundário e Alunos!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 115

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros do núcleo nesta tarefa. Além disso os nossos membros estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 124

    schedule das 09h15 às 16h45

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete. E que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício II, Salas 127 e 128

    schedule 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Aplicações na Web

    Aplicações na Web

    A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade. Tudo isto sem precisar de conhecimentos avançados em programação! Se queres aprender como criar uma aplicação que integra informações de diferentes websites, inscreve-te agora!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, 121

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30

  • NOVA FCT Legion (Shooter Multijogador)

    NOVA FCT Legion (Shooter Multijogador)

    Vem experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Nesta atividade vais experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores, cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções, jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos, vais ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, 112

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30

  • NanoRobots

    NanoRobots

    Nesta atividade vais ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), com diversos desafios de diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício II, 123

    schedule 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 13h00, 13h45, 14h30, 15h15, 16h00

  • CodingFest

    CodingFest

    Vem aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. Esta atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 110

    schedule 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30, 16h45

  • Cibersegurança! – Capture the Flag

    Cibersegurança! – Capture the Flag

    E se te desafiasse para encontrares uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que te levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Pronto para resolveres desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, 119

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Informática Artesanal

    Informática Artesanal

    O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar a essência de vários algoritmos de forma completamente unplugged!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, 116

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 122

    schedule das 09h00 às 16h15

  • Aprendizagem Automática em Jogos

    Aprendizagem Automática em Jogos

    Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para veres se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 120

    schedule 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30, 16h45