Atividades

  • Eletrónica Impressa em Papel

    Eletrónica Impressa em Papel

    Nesta atividade vais poder imprimir tintas especiais em papel e criar um circuito sensível à pressão. Estes circuitos podem ser também usados para criar outros tipos de sensores. Vem ver como estes sensores impressos em papel e em grandes áreas podem ser usados em prateleiras para monitorizar stocks em supermercados e como podem ser reciclados após a sua utilização (em colaboração com AlmaScience)

    hourglass 15 minutos

    location_on CEMOP, laboratório 1.09

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Energia a partir da Luz

    Energia a partir da Luz

    Sabias que há uma técnica simples para fabricar um material capaz de gerar eletricidade a partir da luz? Vem descobrir como podemos contribuir para salvar o planeta.

    hourglass 15 minutos

    location_on CENIMAT, Lab. 4

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Materiais escritos a laser

    Materiais escritos a laser

    Nesta atividade poderás ver como diferentes ferramentas de laser permitem transformar diferentes materiais noutros com propriedades novas e, ao mesmo tempo, escrever nesses mesmos materiais com diferentes formatos e para diferentes aplicações, como circuitos, sensores e elétrodos para medir diferentes sinais.

    hourglass 15 minutos

    location_on CENIMAT, laboratório 2

    schedule das 09h30 às 16h00

  • ESCAPE ROOM: O mistério dos materiais

    ESCAPE ROOM: O mistério dos materiais

    Nesta atividade interativa e envolvente, desafiamos-te a resolver uma série de enigmas relacionados com a ciência de materiais. Ao longo do desafio, irás explorar propriedades de materiais como polímeros, aerogéis, e materiais condutores, além de aprender sobre aplicações inovadoras em energia, sustentabilidade e biomedicina. Esta atividade promove o trabalho em equipe e demonstra como a ciência de materiais está presente no nosso dia a dia, resolvendo problemas globais.

    hourglass 30 minutos

    location_on CENIMAT, laboratório 1 – Nanova

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Nem tudo o que luz é ouro

    Nem tudo o que luz é ouro

    Nesta atividade vamos mostrar a alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Vê uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, laboratório 101 D

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Puxa fogo ao algodão!

    Puxa fogo ao algodão!

    Vem saber por que razão as fibras cerâmicas não ardem e quais as possíveis aplicações.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, laboratório 104

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Impressão 3D: super-condutores, ossos e tudo o que possas imaginar

    Impressão 3D: super-condutores, ossos e tudo o que possas imaginar

    A impressão 3D permite, de uma forma personalizada, produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, laboratório 209

    schedule das 09h30 às 16h00

  • A segunda pele do Homem-Aranha

    A segunda pele do Homem-Aranha

    A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, laboratório 211

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desafia-te a passar um jogo com níveis impossíveis em que terás de “hackear” o código para alterar os níveis ou adquirires habilidades (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e quaisquer outras que consigas imaginar).
    Durante este desafio, experimenta também alguns dos jogos realizados por alunos da NOVA FCT do Núcleo de Desenvolvimento de Videojogoe e na disciplina de Jogos e Simulação.
    Dá asas à tua imaginação e descobre as formas mais criativas para “hackear” o jogo e tornares-te o verdadeiro Hack-king.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 124

    schedule das 09h30 às 12h45 e das 14h00 às 16h00

  • Informática Artesanal

    Informática Artesanal

    O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar a essência de vários algoritmos de forma completamente unplugged!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, sala 116

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    O que é real e o que é virtual? Vem experimentar a Realidade Aumentada onde transformamos o mundo e mudamos a realidade. Capacetes de Realidade Virtual, câmaras que detetam o nosso corpo, jogos com tapetes interativos – vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, sala 114

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possas ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores do Secundário e Alunos!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 115

    schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 122

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Gestófone: Som e Interação

    Gestófone: Som e Interação

    Nesta atividade, podes experimentar um instrumento musical virtual controlado pelas tuas mãos!
    Desenvolvido com recurso a algoritmos de deteção de mãos, vais poder ver estes algoritmos a funcionar e a converter os teus gestos em notas musicais. Acena com as mãos para criar notas e criar melodias com movimentos. Experimenta a intersecção de processamento de imagem e música nesta demonstração de como a programação pode transformar gestos em som!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II

    schedule das 09h30 às 12h45 e das 14h00 às 16h00

  • Aprendizagem Automática em Jogos

    Aprendizagem Automática em Jogos

    Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para veres se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 120

    schedule das 09h30 às 11h45 e das 13h00 às 16h00

  • CodingFest

    CodingFest

    Vem aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. Esta atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 110

    schedule das 09h30 às 11h45 e das 13h15 às 16h00

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício II, salas 127 e 128

    schedule 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Cibersegurança! – Capture the Flag

    Cibersegurança! – Capture the Flag

    E se te desafiassem para encontrares uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que te levassem ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança nos quais os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Pronto para resolveres desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, sala 119

    schedule das 09h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00

  • Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    O Laboratório Associado de Química Verde (LAQV@REQUIMTE) é o Centro Português de Investigação em Química Sustentável. A missão do LAQV é iniciar, avançar e promover os seus princípios através de uma multiplicidade de atividades de investigação, networking, formação e divulgação. O LAQV apoia ativamente os seus membros na realização de investigação de excelência, com fortes laços de colaboração com o meio académico, a indústria e as autoridades reguladoras. Criado em 1996, o LAQV conta com 441 investigadores, 268 estudantes de doutoramento e 143 estudantes de mestrado, que estão a alargar as fronteiras da Química Sustentável.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 0, átrio

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Movimento a partir do calor

    Movimento a partir do calor

    Nesta atividade vamos ver como diferenças de temperatura num fluido geram correntes de convecção e, portanto, põem o fluido em movimento sem ser necessária ação mecânica exterior. Para conseguirmos um espetacular efeito visual, usaremos água com um corante.
    A atividade inclui ainda a explicação de um motor Stirling, em que também se gera movimento a partir do calor. Como o calor é fornecido a partir do exterior e não por queima no interior dos cilindros, o motor Stirling tem interesse para aplicações de aumento da eficiência energética ou para aproveitamento de energia renovável, como, por exemplo, energia solar.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício VIII, piso 1, sala de aula do laboratório MFTA

    schedule das 10h00 às 16h00

  • Ensaios Não Destrutivos

    Os ensaios não destrutivos consistem na ciência de determinar a condição de um objeto sem o danificar. Para tal, existe um amplo conjunto de técnicas de análise que se baseiam na aplicação de fenómenos físicos como ação capilar (líquidos penetrantes), a radiação eletromagnética (raios X, micro-ondas, terahertz e termografia), eletromagnetismo (correntes induzidas) e ultrassons. Nesta atividade serão apresentadas e demonstradas experimentalmente algumas das principais técnicas utilizadas na indústria e no âmbito de investigação no departamento.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício VIII, piso 2, laboratório de Ensaios não Destrutivos, sala 2.01

    schedule 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Vem experimentar soldar e ver impressão 3D de metal!

    Vem experimentar soldar e ver impressão 3D de metal!

    Já soldaste alguma vez? Sabes quais são as principais dificuldades associadas à soldadura? Sabes como se podem imprimir metais? Participa nesta atividade: vem experimentar soldar e ver como se imprimem metais!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício VIII, piso 2, laboratório de Processamento Térmico

    schedule 10h00, 10h45, 11h30, 14h00

  • Tudo vibra. Há mal nisso?

    Vem ao Laboratório de Mecânica Estrutural e percebe o que é e de que depende a forma como estruturas e equipamentos vibram, por vezes até demais. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar para o carácter multidisciplinar da Engenharia Mecânica e das suas aplicações, tendo como ponto de partida as vibrações mecânicas.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício VIII, piso 1, laboratório de Mecânica Estrutural

    schedule 10h15, 11h00, 11h45, 12h30, 14h15, 15h00, 15h45

  • Simulador de marcha humana e modelação de osso em computador

    Simulador de marcha humana e modelação de osso em computador

    Esta atividade tem como objetivo sensibilizar-te para a interligação que pode existir entre áreas tão diversas como a Engenharia Mecânica e a Medicina.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício VIII, piso 1, laboratório de Mecânica Estrutural

    schedule 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 14h00, 14h45, 15h30, 16h00