ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

12h30

  • A segunda pele do Homem-Aranha

    A segunda pele do Homem-Aranha

    A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos.

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desafia-te a passar um jogo com níveis impossíveis em que terás de “hackear” o código para alterar os níveis ou adquirires habilidades (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e quaisquer outras que consigas imaginar). Durante este desafio, experimenta também alguns dos jogos realizados por alunos da NOVA FCT do Núcleo de Desenvolvimento de Videojogoe e na disciplina…

  • Informática Artesanal

    Informática Artesanal

    O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar…

  • Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    O que é real e o que é virtual? Vem experimentar a Realidade Aumentada onde transformamos o mundo e mudamos a realidade. Capacetes de Realidade Virtual, câmaras que detetam o nosso corpo, jogos com tapetes interativos – vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas!

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possas ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores do Secundário e Alunos!

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Gestófone: Som e Interação

    Gestófone: Som e Interação

    Nesta atividade, podes experimentar um instrumento musical virtual controlado pelas tuas mãos! Desenvolvido com recurso a algoritmos de deteção de mãos, vais poder ver estes algoritmos a funcionar e a converter os teus gestos em notas musicais. Acena com as mãos para criar notas e criar melodias com movimentos. Experimenta a intersecção de processamento de…

  • Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    O Laboratório Associado de Química Verde (LAQV@REQUIMTE) é o Centro Português de Investigação em Química Sustentável. A missão do LAQV é iniciar, avançar e promover os seus princípios através de uma multiplicidade de atividades de investigação, networking, formação e divulgação. O LAQV apoia ativamente os seus membros na realização de investigação de excelência, com fortes…

  • Movimento a partir do calor

    Movimento a partir do calor

    Nesta atividade vamos ver como diferenças de temperatura num fluido geram correntes de convecção e, portanto, põem o fluido em movimento sem ser necessária ação mecânica exterior. Para conseguirmos um espetacular efeito visual, usaremos água com um corante. A atividade inclui ainda a explicação de um motor Stirling, em que também se gera movimento a…

  • Tudo vibra. Há mal nisso?

    Vem ao Laboratório de Mecânica Estrutural e percebe o que é e de que depende a forma como estruturas e equipamentos vibram, por vezes até demais. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar para o carácter multidisciplinar da Engenharia Mecânica e das suas aplicações, tendo como ponto de partida as vibrações mecânicas.

  • Túnel aerodinâmico

    Túnel aerodinâmico

    Vem ver o que se pode fazer num túnel aerodinâmico!

  • Quem contaminou o meu terreno?

    Quem contaminou o meu terreno?

    Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com lupa binocular e fotoionizador de ultravioleta. Vem experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.

  • A minha terra vista do espaço

    A minha terra vista do espaço

    Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho, vem caracterizar o espaço onde vives e identificar: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.

  • Craaac… Venham partir pedra!

    Craaac… Venham partir pedra!

    Demonstrações, algumas bem ruidosas, de diferentes meios de engenharia utilizados para obtenção da resistência das rochas.

  • À descoberta dos microfósseis

    À descoberta dos microfósseis

    Vem observar sedimentos com milhões de anos, contendo microfósseis, à lupa binocular. O desafio é reconhecer fósseis microscópicos, diferenciá-los dos grãos minerais e identificá-los, com uma ajuda! Depois, descobre o possível ambiente em que o sedimento se formou.

  • Minerais escondidos em casa

    Minerais escondidos em casa

    Já não conseguimos imaginar o mundo sem computadores, automóveis e smartphones. Todos estes equipamentos utilizam uma grande quantidade de metais, como cobre, zinco, tungsténio, ferro e lítio, e todos têm origem primária nos minerais. Nesta atividade, iremos utilizar um equipamento laser portátil para identificar metais em minerais que são explorados em Portugal. Vem aprender a…

  • Minerais e rochas ao microscópio

    Minerais e rochas ao microscópio

    O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica.

  • Na busca de novos materiais para extração e separação de compostos com valor acrescentado: da valorização da biomassa à separação de gases com efeito de estufa

    Na busca de novos materiais para extração e separação de compostos com valor acrescentado: da valorização da biomassa à separação de gases com efeito de estufa

    Nesta atividade iremos mostrar diversos materiais inovadores (baseados em líquidos iónicos e/ou redes organometálicas) que estão a ser aplicados na melhoria de processos de extração e separação de compostos de interesse. Os diversos exemplos apresentados incluem: separação/captura de gases de interesse (por exemplo, CH4 e CO2), separação de compostos de valor acrescentado a partir de…

  • NEM-NOVA – Núcleo de Engenharia Mecânica

    NEM-NOVA – Núcleo de Engenharia Mecânica

    Tens curiosidade sobre o curso de Engenharia Mecânica? O que aprendemos? Como é a vida de um estudante nesta área? Então esclarece estas e todas as tuas outras dúvidas com alunos do Núcleo de Engenharia Mecânica. Para além disso, convidamos-te a participar em algumas atividades que vão pôr à prova as tuas capacidades como futuro…

  • Do Conceito à Realidade: O Projeto de BattleBot em ação

    Do Conceito à Realidade: O Projeto de BattleBot em ação

    Vem conhecer o projeto mais ambicioso do Núcleo de Engenharia Mecânica: um robô telecomandado, criado de raiz! Projetado para uma alta mobilidade e durabilidade, este modelo é capaz de suportar combates contra outros robôs! Fala com os nossos membros acerca da sua construção nas áreas da estrutura, projeção e eletrónica, os desafios ultrapassados e os…

  • Divulgação e prova de águas minerais naturais e de nascente portuguesas

    Divulgação e prova de águas minerais naturais e de nascente portuguesas

    Aspetos diferenciadores das águas minerais e de nascente de fontes situadas em Portugal, na origem, composição, classificação e comercialização. Degustação e prova de águas: as águas não são todas iguais. Aprende a distingui-las e a escolher a mais adequada às tuas necessidades de consumo, a bem da tua saúde, bem-estar e beleza. Acidez e mineralização…

  • MEtRICs – Centro de Engenharia Mecânica e de Sustentabilidade de Recursos

    MEtRICs – Centro de Engenharia Mecânica e de Sustentabilidade de Recursos

    Missão: criar conhecimento científico e fornecer soluções técnicas para um mundo mais ecológico, seguro e sustentável. Sobre o MEtRICs: o Centro de Engenharia Mecânica e de Sustentabilidade de Recursos resultou, em 2013, da fusão de duas unidades de investigação: parte do Centro de Mecânica e Tecnologias dos Materiais – CT2M, da Universidade do Minho –…

  • Do Problema à Solução: O CO2 como Matéria-Prima Sustentável

    Do Problema à Solução: O CO2 como Matéria-Prima Sustentável

    Esta atividade vai apresentar as principais estratégias utilizadas para a reutilização do CO2 como matéria-prima ou como solvente alternativo em processos químicos, trazendo o carbono de volta à cadeia de valor e, assim, contribuindo para uma economia circular. Isto permite não só a valorização do CO2, mas também a substituição parcial de matérias-primas de origem…

  • De resíduos a biopolímeros – sabias que as bactérias produzem plástico?

    De resíduos a biopolímeros – sabias que as bactérias produzem plástico?

    As bactérias podem produzir plástico? Claro que sim! Plástico biodegradável e muitos outros biopolímeros com interessantes aplicações na indústria farmacêutica, alimentar, cosmética, biomédica, etc.. E conseguem produzir estes biopolímeros a partir de resíduos industriais ou urbanos (ex. alimentos estragados, soro de leite, garrafas de plástico, etc.), que de outro modo teriam de ser tratados ou…