As CORES no Passado, Presente & Futuro

Vamos explorar como as CORES, elemento identificativo das nossas culturas, foram utlizadas no Passado e são objecto de estudo no Presente. Por fim, abordaremos como este nosso conhecimento pode ser aplicado num Futuro mais sustentável.
Duração: 15 minutos
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30

Proteómica, Medicina Personalizada e de Precisão

Nesta atividade vamos ver como as proteínas que participam em praticamente todos os processos celulares são úteis para na medicina personalizada e de precisão. Vamos observar dois géis bidimensionais de modo a encontrar as diferenças entre eles. Estas diferenças refletem a expressão diferencial entre duas condições biológicas e podem ser utilizadas para na Medicina Personalizada e de Precisão para melhorar o diagnostico ou para monitorizar como o paciente responde a um tratamento.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Átrio do 3 piso
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Química e Nanoquímica. Sensores e Atuadores

A cor como indicativo da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo das nanopartículas. Que cor pensas que tem? Uma solução incolora fica azul quando é agitada e quando assentar torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes durante 45min. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 3to Andar Hall
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Bioquímica: Investigando os Mecanismos da Vida

Vamos abordar dois temas essenciais à vida: as enzimas e o transporte de oxigénio. Vem visitar as nossas duas atividades: - As enzimas em ação: Como separar e identificar uma enzima? - As diferentes formas da hemoglobina: como se relacionam com as cores do nosso sangue e a sua função no transporte de oxigénio até as células.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 625, 6ºPiso Edifício Departamental
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Impressão 3D: super-condutores, ossos e tudo o que possas imaginar.

A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação de super condutores e ainda outros materiais como ossos, implantes, entre outros. (Capacidade: 6-8 participantes)
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso1 - Lab 209
Hora de início: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30

Queres fazer um biossensor de papel?

Nesta actividade vais poder fazer um biossensor de papel utilizando a tecnologia lab-on-paper e fazer um teste no laboratório. Poderás ainda ver como se fazem estes sensores para testes de diagnóstico da tuberculose e outras de doenças infecciosas. (Capacidade 6-8 participantes)
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: CENIMAT, Lab 2
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Ver com electrões, desenhar com iões

Nesta actividade vais poder ver como funciona um microscópio electrónico de varrimento, onde se usa um feixe de electrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos. (Capacidade 6-8 participantes)
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: SEM - LAB 5
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Ler o Futuro no Papel Electrónico

Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos. (Capacidade 6-8 participantes)
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: UNINOVA Ed 2, CEMOP, Laboratório 1.09
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio. É uma das técnicas mais valiosas à disposição dos cientistas, usada por químicos, físicos e biólogos para elucidar a estrutura e actividade de moléculas e outros fenómenos. Mas sabias que além de te dar informação química, o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Electrónica Transparente e Flexível

Já imaginaste como seria incrível todas as superfícies poderem incorporar eletrónica de forma totalmente invisível? Nesta atividade vais ver como o fazemos, recorrendo a materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente, por exemplo, para criar mostradores transparentes nas janelas da tua casa ou garrafas inteligentes. (Capacidade 6-8 participantes)
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: UNINOVA Ed 2, CEMOP, Laboratório 1.03
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Vem analisar uma estrutura em computador

Nesta atividade poderás construir uma estrutura em computador e testar a sua resistência
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Sala 3.14
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45

De resíduos a biopolímeros – Sabias que as bactérias produzem plástico?

As bactérias produzem plástico biodegradável e muitos outros biopolímeros com interessantes aplicações na indústria farmacêutica, alimentar, cosmética, biomedicina, embalagens, etc. E conseguem produzir estes biopolímeros a partir de resíduos industriais, que de outro modo teriam de ser tratados ou incinerados. Deste modo contribui-se para o desenvolvimento de processos sustentáveis que se encaixam num modelo de economia circular. Nesta atividade será explicada a forma como estes biopolímeros são produzidos, será mostrada diferentes exemplos de biopolímeros e as suas aplicações.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 521
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Simulação computacional da interação entre um fármaco e uma proteína

Nesta atividade os alunos usam computadores para aprender a a) desenhar estruturas moleculares de compostos orgânicos, b) gerar estruturas 3D, c) aceder a bases de dados de macromoléculas e d) gravar as moléculas em ficheiros com formatos químicos. Estas tarefas utilizam software ChemAxon e Pymol. As estruturas moleculares obtidas são usadas para a simulação da interação entre uma molécula pequena (fármaco) e um recetor macromolecular (enzima). Os resultados são analisados através de visualização das geometrias obtidas e das estimativas das energias de interação.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 525
Hora de início: 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

À descoberta do cérebro (DCV)

Apresentação didática para perceber a organização estrutural e funcional do cérebro humano, e das células do cérebro. Os visitantes poderão observar e comparar modelos anatómicos de cérebros de mamíferos e observar cérebros de ratinho. Atividades para perceber de que forma o cérebro coordena os nossos sentidos. Será que o cérebro nos engana?
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 2.03
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30

Qual a melhor terapia para as nossas culturas de células cancerígenas? (DCV)

Esta actividade está relacionada com o trabalho desenvolvido no Human Genetics and Cancer Therapeutics Group@Faculdade de Ciências e Tecnologia. O principal objectivo é que os alunos contactem com atividades experimentais comummente utilizadas em laboratório no estudo do potencial anti-tumoral de novos compostos. Para tal, os alunos serão desafiados a analisar de forma simples e interactiva o efeito de compostos na viabilidade de células tumorais, de forma a ter uma percepção de qual o composto mais indicado para combater esse tipo de cancro.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 2.15
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30

O desafio de Monty Hall

Mudar a escolha inicial aumenta a probabilidade de ganhar o carro?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Matemática aos saltos

Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Criogenia e Supercondutividade

A Criogenia, i.e. a tecnologia das muito baixas temperaturas, é utilizada em muitos domínios “High Tech” como a “electrónica quântica” (magnetoencefalografia, …), a “supercondutividade” para a construção das bobinas utilizadas para as imagens médicas, ou ainda para arrefecer nos satélites detectores infravermelhos utilizados para a observação da terra ou em astronomia. Neste laboratório, mostraremos alguns exemplos e efeitos espectaculares ligados ao mundo estranho das baixas temperaturas."
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório de Criogenia, sala 124
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00