ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

10h00

  • Nem tudo o que luz é ouro

    Nem tudo o que luz é ouro

    Nesta atividade vamos mostrar a alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Vê uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada.

  • Puxa fogo ao algodão!

    Puxa fogo ao algodão!

    Vem saber por que razão as fibras cerâmicas não ardem e quais as possíveis aplicações.

  • Impressão 3D: super-condutores, ossos e tudo o que possas imaginar

    Impressão 3D: super-condutores, ossos e tudo o que possas imaginar

    A impressão 3D permite, de uma forma personalizada, produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.

  • A segunda pele do Homem-Aranha

    A segunda pele do Homem-Aranha

    A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos.

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desafia-te a passar um jogo com níveis impossíveis em que terás de “hackear” o código para alterar os níveis ou adquirires habilidades (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e quaisquer outras que consigas imaginar). Durante este desafio, experimenta também alguns dos jogos realizados por alunos da NOVA FCT do Núcleo de Desenvolvimento de Videojogoe e na disciplina…

  • Informática Artesanal

    Informática Artesanal

    O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar…

  • Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    O que é real e o que é virtual? Vem experimentar a Realidade Aumentada onde transformamos o mundo e mudamos a realidade. Capacetes de Realidade Virtual, câmaras que detetam o nosso corpo, jogos com tapetes interativos – vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas!

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possas ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores do Secundário e Alunos!

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Gestófone: Som e Interação

    Gestófone: Som e Interação

    Nesta atividade, podes experimentar um instrumento musical virtual controlado pelas tuas mãos! Desenvolvido com recurso a algoritmos de deteção de mãos, vais poder ver estes algoritmos a funcionar e a converter os teus gestos em notas musicais. Acena com as mãos para criar notas e criar melodias com movimentos. Experimenta a intersecção de processamento de…

  • Aprendizagem Automática em Jogos

    Aprendizagem Automática em Jogos

    Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para veres se consegues vencer uma máquina que aprende a…

  • CodingFest

    CodingFest

    Vem aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. Esta atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo.

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que…

  • Cibersegurança! – Capture the Flag

    Cibersegurança! – Capture the Flag

    E se te desafiassem para encontrares uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que te levassem ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança nos…

  • Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    O Laboratório Associado de Química Verde (LAQV@REQUIMTE) é o Centro Português de Investigação em Química Sustentável. A missão do LAQV é iniciar, avançar e promover os seus princípios através de uma multiplicidade de atividades de investigação, networking, formação e divulgação. O LAQV apoia ativamente os seus membros na realização de investigação de excelência, com fortes…

  • Movimento a partir do calor

    Movimento a partir do calor

    Nesta atividade vamos ver como diferenças de temperatura num fluido geram correntes de convecção e, portanto, põem o fluido em movimento sem ser necessária ação mecânica exterior. Para conseguirmos um espetacular efeito visual, usaremos água com um corante. A atividade inclui ainda a explicação de um motor Stirling, em que também se gera movimento a…

  • Ensaios Não Destrutivos

    Os ensaios não destrutivos consistem na ciência de determinar a condição de um objeto sem o danificar. Para tal, existe um amplo conjunto de técnicas de análise que se baseiam na aplicação de fenómenos físicos como ação capilar (líquidos penetrantes), a radiação eletromagnética (raios X, micro-ondas, terahertz e termografia), eletromagnetismo (correntes induzidas) e ultrassons. Nesta…

  • Vem experimentar soldar e ver impressão 3D de metal!

    Vem experimentar soldar e ver impressão 3D de metal!

    Já soldaste alguma vez? Sabes quais são as principais dificuldades associadas à soldadura? Sabes como se podem imprimir metais? Participa nesta atividade: vem experimentar soldar e ver como se imprimem metais!

  • Simulador de marcha humana e modelação de osso em computador

    Simulador de marcha humana e modelação de osso em computador

    Esta atividade tem como objetivo sensibilizar-te para a interligação que pode existir entre áreas tão diversas como a Engenharia Mecânica e a Medicina.

  • Túnel aerodinâmico

    Túnel aerodinâmico

    Vem ver o que se pode fazer num túnel aerodinâmico!

  • Energia, Potência e Rendimento

    Energia, Potência e Rendimento

    Vem perceber o significado de energia, potência e rendimento em sistemas mecânicos através de experiências com roldanas! Com roldanas, a elevação de grandes cargas é feita aplicando pequenas forças, mas com um grande deslocamento da força aplicada. Vem ver!

  • Maximiza as tuas capacidades com o NEGI

    Maximiza as tuas capacidades com o NEGI

    Breve explicação do conceito de otimização, exemplificado com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson, onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação terás um desafio que consiste na resolução de um exercício.

  • Quem contaminou o meu terreno?

    Quem contaminou o meu terreno?

    Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com lupa binocular e fotoionizador de ultravioleta. Vem experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.

  • A minha terra vista do espaço

    A minha terra vista do espaço

    Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho, vem caracterizar o espaço onde vives e identificar: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.