Biblioteca FCT NOVA é outro nível!

A Biblioteca da FCT tem 6500 m2. Cá dentro cabem: 5 salas de leitura, 4.400 m de estantes, 72.450 livros, 432 lugares de leitura, 40 gabinetes individuais de trabalho, 8 gabinetes de trabalho de grupo. 1 “preguiçódromo”, 1 bar (com bolo de chocolate de comer e chorar por mais!), 3 salas de exposições. Aqui podes: - participar em palestras - assistir a concertos, cinema e teatro - aproveitar o programa de formação que contribui para o teu sucesso académico. - tudo isto e muito mais… vem saber como. Vem conhecer-nos Procura-nos também na net @bibliotecafctnova
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

COR: Materiais que mudam de cor como resposta a estímulos

Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 423
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Maximiza as tuas capacidades com o NEGI

A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
Duração: 30 minutos
Sala: Sala do Edifício VIII com Projetor
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Modelos de Decisão

A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Duração: 15 minutos
Sala: Sala do Edifício VIII
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

A faculdade, o curso e o núcleo

Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Duração: 30 minutos
Sala: 4.06 (Sala com projetor) do Edifício VIII
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Campus VR

O Campus VR é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Informática FCT NOVA onde podes ver todo o campus da faculdade em formato virtual! Num ambiente de total imersão virtual, podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do Campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual, desenvolvida para telemóveis, que foi desenvolvida inteiramente por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, no Departamento de Informática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Vem conhecer a Licenciatura em Bioquímica!

Se queres saber mais sobre a Licenciatura em Bioquímica, vem falar connosco! Temos um quiz para fazeres e prémios para oferecer!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 1ºPiso do Edifício Departamental
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Mini Projeto de Arduino

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controlo de sistemas interativos. Vem aprender os básicos do Arduino, e como emitir sons usando um buzzer e o Arduino, utilizando diferentes frequências para emitir sons diferentes. Conhece mais pequenos projetos que podes fazer em casa!
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Sala 1.2

Jogos e Realidade Aumentada

Nesta atividade poderás experimentar 3 jogos desenvolvidos por alunos que exploram tecnologias como Visão por Computador, Realidade Aumentada Colaborativa e Tapetes tácteis interativos. Desafia os teus colegas e venham jogar connosco.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Duração: 60 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Computação Quântica

Os computadores, como os smartphones que usamos no dia a dia, usam circuitos eletrónicos, mas podem fazer-se computadores com base em tecnologias muito diferentes. Os primeiros computadores eram mecânicos, mais tarde apareceram computadores eletromecânicos, depois eletrónicos, digitais ou analógicos, e também é possível atualmente construir computadores com células biológicas. Atualmente começam a construir-se computadores que exploram partículas sub-atómicas individuais (fotões ou eletrões), para processar informação no "estranho mundo" da física quântica. Vem conhecer este "estranho mundo"
Duração: 60 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Mundos Virtuais

Certamente, muitos de vós conhecem o clássico jogo de computador "Os Sims". Portanto, não será novidade a possibilidade de controlar de forma limitada personagens em mundos virtuais. Mas, que tal subir um patamar no nível de ambição? Que tal ser capaz de criar novos mundos de raiz e de descrever com grande liberdade o comportamento e a interação entre os personagens presentes? Este objetivo está verdadeiramente ao alcance de leigos em matéria de programação de computadores. Venham aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação no contexto do sensacional progra
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

A Irmandade das Caixas

Vamos ensinar um conjunto de caixas de fósforos a saber jogar de forma inteligente e ganhar contra humanos utilizando técnicas de aprendizagem automática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Inteligência Artificial

Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições e até a criar um programa capaz de jogar o jogo do galo. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Aprendizagem Automática em Acção

Vem espreitar o incrível mundo da aprendizagem automática e diverte-te construindo e treinando o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

NanoRobots

Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.
Duração: 45 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 13h00, 13h45, 14h30, 15h15, 16h00

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Pigmentos e vegetais

Os vegetais com cores fortes, como o espinafre, contêm uma mistura de pigmentos entre os quais a clorofila-a, a clorofila-b e o β-caroteno. A clorofila-a é verde escuro, a clorofila-b verde claro e o β-caroteno é amarelo alaranjado. Mas há mais pigmentos numa folha verde. Iremos extrai-los diretamente das folhas por dois métodos diferentes e posteriormente separar e detetar por cromatografia. É proposto nesta experiência o ensaio da extração dos pigmentos de folhas verdes (espinafres) por dois métodos: envolvendo extração continua com aquecimento; e de maceração à temperatura ambiente.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 325
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

FCT NOVA Shooter

Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

CodingFest.org

A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00