ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

16h30

  • Realidade Virtual e Jogos

    Realidade Virtual e Jogos

    Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros…

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica. Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final: 1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade; 2. Jogo da memória com biomoléculas; 3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica; 4. Criação de modelos 3D de moléculas…

  • Aplicações na Web

    Aplicações na Web

    A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade.…

  • FCT NOVA Legion (Shooter Multijogador)

    FCT NOVA Legion (Shooter Multijogador)

    Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários…

  • CodingFest

    CodingFest

    A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo…

  • Deteção de drogas ilícitas. O que está dentro das fraldas descartáveis

    Deteção de drogas ilícitas. O que está dentro das fraldas descartáveis

    Para a deteção de drogas realizam-se numa primeira fase testes presuntivos. São testes colorimétricos, fáceis de realizar, de baixo custo, que fornecem mudanças de cor rápidas e reprodutíveis pela adição de reagentes específicos a certas classes de drogas. Irão ser realizados testes para deteção de “drogas” seguindo uma chave dicotómica para a identificação de várias…

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentados vários materiais com as seguintes características: 1) Fotocrómicos: Mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Mudam de cor por efeito da temperatura…

  • Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Na interseção entre a ciência e a arte, surge uma experiência única. A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) desvenda os segredos da matéria, mergulhando na essência das moléculas através de ondas de rádio e campos magnéticos. Surpreendentemente, não só revela a estrutura e a atividade molecular, mas também… música! Cada molécula tem a sua própria melodia,…

  • Proteómica, Medicina Personalizada e Diagnóstico

    Proteómica, Medicina Personalizada e Diagnóstico

    Demonstração da Eletroforese Mono e Bidimensional com recurso a corantes e fluoróforos. Falaremos também sobre proteínas e cor, bioinformática e sistemas de análise de dados biomédicos.

  • Glicomostra: a vida e os açúcares

    Atividade no âmbito do projeto Europeu GLYCOTwinning, e onde se explicará a função dos glicanos (hidratos de carbono ou açúcares). Na Glicomostra, vamos revelar como os glicanos são essenciais na organização e funcionamento do nosso corpo, e o seu papel em mecanismos de doença, tais como no cancro, bem como na interação com organismos e…

  • Química em Ação!

    Química em Ação!

    A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, isso não poderiam estar mais longe da verdade! De facto, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade. A universalidade da Química nas nossas vidas quotidianas tornam-na invisível aos nossos olhos quando, na realidade, é a ciência responsável…

  • Nanopartículas, luz e cor: Um mundo GRANDE cheio de NOVAS descobertas

    Nanopartículas, luz e cor: Um mundo GRANDE cheio de NOVAS descobertas

    A cor é indicativa da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo nano. Que cor pensam que tem? Vamos ver como uma solução incolor fica azul quando agitada e quando assenta torna-se incolor novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. O segredo está…

  • Nanopartículas de Ouro em Biossensores de Doenças

    Nanopartículas de Ouro em Biossensores de Doenças

    O ouro em solução não é dourado… venha descobrir de que cor é! Nesta demonstração, vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: – Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas (exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2) – Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.

  • Maximize as suas capacidades com o NEGI

    Maximize as suas capacidades com o NEGI

    Breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson, onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.

  • Modelos de Decisão

    Modelos de Decisão

    A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da NOVA FCT e alguns critérios, tais como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1, 3, 5, 9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o…

  • A Faculdade, a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial e o núcleo

    A Faculdade, a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial e o núcleo

    Apresentação da Faculdade, da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, saídas profissionais, aplicações e mestrado, e do Núcleo de Engenharia e Gestão Industrial. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.

  • Aprendizagem Automática em Jogos

    Aprendizagem Automática em Jogos

    Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Venham experimentar para verem se conseguem vencer uma máquina que aprende a…

  • O dia a dia de um estudante de Engenharia e Gestão Industrial

    O dia a dia de um estudante de Engenharia e Gestão Industrial

    Atividade que promove o diálogo entre o Núcleo de Engenharia e Gestão Industrial e os visitantes da EXPO FCT. Fique a conhecer o dia a dia de um estudante de Engenharia e Gestão Industrial!

  • Bioquímica: Investigando os Mecanismos da Vida

    Bioquímica: Investigando os Mecanismos da Vida

    Nesta atividade vamos abordar dois temas essenciais à vida: as enzimas, catalisadores biológicos, e o transporte de oxigénio. Venha saber mais sobre “As enzimas em ação: Como separar e identificar uma enzima?” e “As diferentes formas da hemoglobina: como se relacionam com as cores do nosso sangue e a sua função no transporte de oxigénio…

  • Tem dúvidas? Fale com um professor de Bioquímica da NOVA FCT

    Tem dúvidas? Fale com um professor de Bioquímica da NOVA FCT

    Tem dúvidas sobre a Licenciatura em Bioquímica na NOVA e o que a distingue das outras? Não sabe o que pode fazer depois da Licenciatura em Bioquímica? Fale connosco! Esperamos por si!

  • Sinestesia na arte

    Sinestesia na arte

    Será que é possível um artista traduzir uma pintura para uma música? Esta atividade consiste em mostrar-se uma pintura ou uma música e o participante tenta criar uma obra com outra forma de arte que transmita o mesmo sentimento. Associar cores com melodias e melodias com figuras e assim criar obras únicas.

  • À Conversa com Professores da Licenciatura em Engenharia Química e Biológica

    À Conversa com Professores da Licenciatura em Engenharia Química e Biológica

    Tem dúvidas? Venha conversar com os professores da Licenciatura em Engenharia Química e Biológica, bem como com alguns membros do núcleo de estudantes para esclarecer tudo! Vamos discutir objetivos e plano do curso, áreas lecionadas, saídas profissionais, a Faculdade e responder a todas as suas perguntas. Estamos disponíveis para fornecer todos os esclarecimentos de que…

  • Purificação Sustentável de Medicamentos Biológicos

    Purificação Sustentável de Medicamentos Biológicos

    Os medicamentos biológicos têm a sua origem muitas vezes em proteínas. Antes de chegarem até si, estes medicamentos têm que ser produzidos e purificados. Vamos apresentar como funciona a purificação de um biofármaco e como torná-la mais sustentável.