ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

16h00

  • Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática. Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que…

  • Realidade Virtual e Jogos

    Realidade Virtual e Jogos

    Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores de Secundário e Alunos!

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros…

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete. E que…

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica. Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final: 1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade; 2. Jogo da memória com biomoléculas; 3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica; 4. Criação de modelos 3D de moléculas…

  • Aplicações na Web

    Aplicações na Web

    A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade.…

  • FCT NOVA Legion (Shooter Multijogador)

    FCT NOVA Legion (Shooter Multijogador)

    Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários…

  • Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabes que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Vem perceber porque reações catalisadas por metais e em…

  • NanoRobots

    NanoRobots

    Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.

  • CodingFest

    CodingFest

    A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo…

  • Cibersegurança! – Capture the Flag

    Cibersegurança! – Capture the Flag

    E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no…

  • Informática Artesanal

    Informática Artesanal

    O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar…

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação – separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples – separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada – separação de líquidos…

  • Deteção de drogas ilícitas. O que está dentro das fraldas descartáveis

    Deteção de drogas ilícitas. O que está dentro das fraldas descartáveis

    Para a deteção de drogas realizam-se numa primeira fase testes presuntivos. São testes colorimétricos, fáceis de realizar, de baixo custo, que fornecem mudanças de cor rápidas e reprodutíveis pela adição de reagentes específicos a certas classes de drogas. Irão ser realizados testes para deteção de “drogas” seguindo uma chave dicotómica para a identificação de várias…

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentados vários materiais com as seguintes características: 1) Fotocrómicos: Mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Mudam de cor por efeito da temperatura…

  • Apresentação do Núcleo de Alunos de Biologia Celular e Molecular

    Apresentação do Núcleo de Alunos de Biologia Celular e Molecular

    O Núcleo de Biologia Celular e Molecular (NBCM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) foi criado e é constituído por alunos e ex-alunos da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (LBCM). Este núcleo visa fomentar a cultura científica na comunidade envolvente, nomeadamente no ramo das Ciências da Vida,…

  • Guerreiros sempre alerta

    Guerreiros sempre alerta

    Venha ver e saber das células que o/a defendem! Queremos que venha descobrir o mundo complexo e maravilhoso das células do nosso sistema imunitário. Ao participar nesta atividade pode ficar a saber como é que as células do nosso sistema imunitário protegem de corpos estranhos (moléculas ou microorganismo). Mas afinal como é que elas nos…

  • Ir ali e voltar: um problema de 1 milhão de dólares

    Ir ali e voltar: um problema de 1 milhão de dólares

    Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os…

  • A Química não é uma seca, mas pode ser seca!

    A Química não é uma seca, mas pode ser seca!

    Nesta atividade poderão descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética considerada pela IUPAC uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido, cumprindo assim os princípios da Química Verde, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc.). Também terão contacto com a cristalografia…

  • Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Na interseção entre a ciência e a arte, surge uma experiência única. A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) desvenda os segredos da matéria, mergulhando na essência das moléculas através de ondas de rádio e campos magnéticos. Surpreendentemente, não só revela a estrutura e a atividade molecular, mas também… música! Cada molécula tem a sua própria melodia,…

  • Proteómica, Medicina Personalizada e Diagnóstico

    Proteómica, Medicina Personalizada e Diagnóstico

    Demonstração da Eletroforese Mono e Bidimensional com recurso a corantes e fluoróforos. Falaremos também sobre proteínas e cor, bioinformática e sistemas de análise de dados biomédicos.

  • Glicomostra: a vida e os açúcares

    Atividade no âmbito do projeto Europeu GLYCOTwinning, e onde se explicará a função dos glicanos (hidratos de carbono ou açúcares). Na Glicomostra, vamos revelar como os glicanos são essenciais na organização e funcionamento do nosso corpo, e o seu papel em mecanismos de doença, tais como no cancro, bem como na interação com organismos e…