De resíduo a recurso: electro recuperação de matérias-primas essenciais

Telemóveis, baterias, bicicletas são exemplos de produtos tecnológicos que dependem da disponibilidade de matérias-primas metálicas para o seu desenvolvimento, produção e funcionamento. A Europa é deficitária nestas matérias-primas pois consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas apenas produz cerca de 3% a 5%. Assim, é necessário encontrar fontes alternativas para a sua obtenção. Neste vídeo usamos o processo electrodialítico, que está a ser desenvolvido pela equipa do laboratório RESOLUTION, para recuperar, a partir de um resíduo industrial, um elemento essencial: o cobalto.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

A música das árvores

As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Ás vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Proteómica, Medicina Personalizada e de Precisão

Nesta atividade vamos ver como as proteínas que participam em praticamente todos os processos celulares são úteis para na medicina personalizada e de precisão. Vamos observar dois géis bidimensionais de modo a encontrar as diferenças entre eles. Estas diferenças refletem a expressão diferencial entre duas condições biológicas e podem ser utilizadas para na Medicina Personalizada e de Precisão para melhorar o diagnostico ou para monitorizar como o paciente responde a um tratamento.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Átrio do 3 piso
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Química e Nanoquímica. Sensores e Atuadores

A cor como indicativo da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo das nanopartículas. Que cor pensas que tem? Uma solução incolora fica azul quando é agitada e quando assentar torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes durante 45min. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 3to Andar Hall
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio. É uma das técnicas mais valiosas à disposição dos cientistas, usada por químicos, físicos e biólogos para elucidar a estrutura e actividade de moléculas e outros fenómenos. Mas sabias que além de te dar informação química, o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Vem analisar uma estrutura em computador

Nesta atividade poderás construir uma estrutura em computador e testar a sua resistência
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Sala 3.14
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45

Simulação computacional da interação entre um fármaco e uma proteína

Nesta atividade os alunos usam computadores para aprender a a) desenhar estruturas moleculares de compostos orgânicos, b) gerar estruturas 3D, c) aceder a bases de dados de macromoléculas e d) gravar as moléculas em ficheiros com formatos químicos. Estas tarefas utilizam software ChemAxon e Pymol. As estruturas moleculares obtidas são usadas para a simulação da interação entre uma molécula pequena (fármaco) e um recetor macromolecular (enzima). Os resultados são analisados através de visualização das geometrias obtidas e das estimativas das energias de interação.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 525
Hora de início: 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

O desafio de Monty Hall

Mudar a escolha inicial aumenta a probabilidade de ganhar o carro?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Matemática aos saltos

Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

As pontes de Königsberg

Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

O Sol à escala

Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, rua
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45

Roleta ei2kπ

A cada rotação aumenta exponencialmente a diversão! Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar. Os números fazem parte das nossas vidas. E, tal como nós, cada um é especial à sua maneira! Vem conhecer algumas propriedades de alguns números enquanto jogas na nossa roleta!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Os Mapas e a Matemática

Para leres um mapa precisas de saber alguns conceitos de matemática, como o de ângulo entre dois vetores, sistemas de coordenadas e curvas de nível. Sabes usar uma bússola e um mapa para calcular o desvio magnético, os desníveis e áreas?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Percursos e grafos

No primeiro dia da Campanha Eleitoral para as Autárquicas 2021, a comitiva de um dos candidatos pretende caminhar pelo percurso assinalado a azul no mapa. É possível percorrer as ruas assinaladas uma e uma só vez, sem sair do percurso? Caso não seja, como pode a organização alterar ligeiramente o percurso para o permitir? A Teoria dos Grafos, em particular a dos Grafos Eulerianos, permite responder facilmente a estas e a muitas outras questões!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.1
Hora de início: 13h15, 13h45, 14h45, 15h15, 15h45