Passadeiras inteligentes

Nesta experiência terás a possibilidade de ver um kit tipo lego programável, composto por passadeiras capazes de perceber o que está ligado, como está ligado e de que forma devem trabalhar. Vem explorar estas entidades de software e hardware inteligentes!
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala 1.3
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Máquinas amigas do ambiente

Todos nós estamos atentos para ver onde gastamos mais energia e de que forma podemos reduzir o consumo da mesma. Nesta experiência vais ter a possibilidade de explorar a utilização de sensores que nos dizem o consumo das máquinas para que depois estas possam reduzir o seu consumo. Explora esta experiência amiga do ambiente!
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala 1.3
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Arte e tecnologia

Vem explorar como a arte e a tenologia podem ser combinadas para criar experiências mais imersivas. Nesta experiência poderás utilizar o teu telemóvel para veres obras de arte que aparentemente não estão lá. Vem explorar e divertir-te!
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala 1.3
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Os impactes da sociedade

O Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade (NAS), constituído por futuros Engenheiros do Ambiente, propõe um jogo de cartas, ao estilo “Blackjack”, em que o objetivo é conseguir mais pontos do que o adversário, mas sem ultrapassar os 21 pontos. O jogo usa um baralho de cartas alusivas a diferentes bens/serviços que podem ser encontrados nas cidades, e que contribuem para o conforto da sociedade, como por exemplo: aeroporto, linha do metro. A cada carta corresponde uma pontuação proporcional ao seu impacte ambiental. Vem jogar connosco e aprende como a nossa sociedade pode afetar o meio ambiente!
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório de HIdráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Veleiros que Navegam Sozinhos

Vem conhecer um veleiro autónomo desenvolvido na FCT. Neste veleiro foi instalado um GPS, uma bússola, um catavento e um Arduino. O Arduino recebe informação com as coordenadas GPS dos locais de destino e assegura navegação autónoma, controlando o leme e a vela.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.1
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

A Tua Associação #NaMargemCerta

Sabes o que faz uma Associação de Estudantes do Ensino Superior? Aqui podes encontrar quem representa os quase 8000 Estudantes da FCT, e um braço amigo para responder a todas as tuas perguntas. Do desporto universitário, às atividades culturais, aos mais de 40 núcleos e associações estudantis, vem conhecer tudo o que a AEFCT tem para oferecer aos Estudantes da FCT! Podes encontrar-nos também nas nossas redes sociais e em ae.fct.unl.pt
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

ÁGUA AO VIVO Propagação de Ondas em Canal Hidráulico

O movimento da água é determinado por variações de energia do escoamento: energia de posição, cinética e de pressão. A forma como uma onda se propaga pode ser estudada com equipamentos construídos à escala, alguns deles representados no Laboratório de Hidráulica. Ao longo de um canal, as variações de energia têm que ser verificadas para que se possa garantir o transporte de água nas condições ideais e na quantidade pretendida. O escoamento varia para ultrapassar obstáculos e equipamentos hidráulicos: a velocidade da água variar de forma extrema, desde o muito lento ao muito rápido!
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório de HIdráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Not In My Backyard

Todas as atividades humanas têm impactes ambientais associados. O envolvimento da sociedade nas decisões é de extrema importância e o conceito deve ser introduzido desde os mais jovens. A participação pública deve ser feita por todos os cidadãos e a Engenharia do Ambiente vem reforçar esta ideia, com um olhar mais técnico e multidisciplinar, mas também mais sensível às temáticas que se relacionam diretamente com questões ambientais. Para além disso, devemos relembrar quais os compromissos que podemos ter, para, diariamente, contribuir para um mundo mais sustentável!
Duração: 15 minutos
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Agentes Conversacionais

Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

A Eletrónica na era dos Semicondutores Integrados

O circuito integrado é o novo aço do mundo contemporâneo. Sem ele, viveríamos certamente numa realidade diversa. No espaço exposição sobre a eletrónica, mostramos as várias etapas de projeto e teste de circuitos eletrónicos integrados. Para além destes elementos de micro e nano eletrónica avançada para a conversão de sinal do mundo analógico para o digital, o visitante poderá interagir com diversos demonstradores resultantes de trabalhos utilizados na nossa atividade letiva, nomeadamente, amplificador de áudio, sistema de comunicação sem fios, entre outros.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala 3.1

Como o mundo animal responde às ameaças ambientais globais?

Como o mundo animal responde às ameaças ambientais globais? 1) Biomodel Go - Jogo interativo que te permite descobrir qual o modelo biológico mais adequado ao problema ambiental. 2) Quem é quem na tua praia? Fazes ideia da quantidade de organismos com que te podes cruzar numa só ida à praia? Então, vem descobrir! 3) Vem ampliar a tua visão e saber os efeitos da poluição! Há um mundo para além da nossa visão. Tens noção dos efeitos das alterações climáticas e da poluição ao nível microscópico? Então, vem ver ao pormenor.
Duração: 30 minutos
Sala: Laboratório de Hidráulica Piso 0
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Aplicações na Web

Na internet encontra-se disponível uma enorme quantidade de informação assim como serviços facilitam o acesso à mesma. Nesta atividade iremos construir uma página web, acessível através de um navegador web (e.g.: Chrome ou Firefox) que agrega informação proveniente de vários sítios e a exibe ao utilizador.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

COR: Materiais que mudam de cor como resposta a estímulos

Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 423
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Maximiza as tuas capacidades com o NEGI

A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
Duração: 30 minutos
Sala: Sala do Edifício VIII com Projetor
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Modelos de Decisão

A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Duração: 15 minutos
Sala: Sala do Edifício VIII
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

A faculdade, o curso e o núcleo

Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Duração: 30 minutos
Sala: 4.06 (Sala com projetor) do Edifício VIII
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Campus VR

O Campus VR é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Informática FCT NOVA onde podes ver todo o campus da faculdade em formato virtual! Num ambiente de total imersão virtual, podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do Campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual, desenvolvida para telemóveis, que foi desenvolvida inteiramente por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, no Departamento de Informática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Vem conhecer a Licenciatura em Bioquímica!

Se queres saber mais sobre a Licenciatura em Bioquímica, vem falar connosco! Temos um quiz para fazeres e prémios para oferecer!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 1ºPiso do Edifício Departamental
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Jogos e Realidade Aumentada

Nesta atividade poderás experimentar 3 jogos desenvolvidos por alunos que exploram tecnologias como Visão por Computador, Realidade Aumentada Colaborativa e Tapetes tácteis interativos. Desafia os teus colegas e venham jogar connosco.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Mundos Virtuais

Certamente, muitos de vós conhecem o clássico jogo de computador "Os Sims". Portanto, não será novidade a possibilidade de controlar de forma limitada personagens em mundos virtuais. Mas, que tal subir um patamar no nível de ambição? Que tal ser capaz de criar novos mundos de raiz e de descrever com grande liberdade o comportamento e a interação entre os personagens presentes? Este objetivo está verdadeiramente ao alcance de leigos em matéria de programação de computadores. Venham aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação no contexto do sensacional progra
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00