ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

14h15

  • Vem controlar um JetBot com o NEEC!

    Vem controlar um JetBot com o NEEC!

    Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com o controlo de veículos e processamento de imagem. Esta é uma área muito importante do curso. Vem ver se consegues conduzir melhor que o controlador!

  • Vem acender um LED com o NEEC!

    Vem acender um LED com o NEEC!

    Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!

  • Vem aprender a fazer uma fechadura contactless com o NEEC!

    Vem aprender a fazer uma fechadura contactless com o NEEC!

    Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!

  • Conversão eletromecânica de energia

    Conversão eletromecânica de energia

    Nesta experiência vais assistir à conversão de energia elétrica em energia mecânica, quer de rotação, quer de translação. Também vais poder ver a medição da velocidade de rotação do veio de um motor por meio de uma luz estroboscópica.

  • Núcleo de Engenharia Física em diálogo com Comunidade Estudantil

    Núcleo de Engenharia Física em diálogo com Comunidade Estudantil

    A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros…

  • Apresentação do Núcleo de Biomédica da NOVA

    Apresentação do Núcleo de Biomédica da NOVA

    O Núcleo de Biomédica da NOVA (NBN) é um núcleo pedagógico da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (AEFCT) composto por estudantes de Engenharia Biomédica. Os nossos objetivos são vários, nomeadamente: fomentar a participação ativa dos estudantes em projetos de cariz científico, tecnológico, social e lúdico; representar e divulgar o…

  • Jogos Literários

    Jogos Literários

    Vem conhecer o NuLit, o Núcleo de Literatura da NOVA FCT, e descobrir mais sobre livros! Podes jogar o nosso jogo de mímica, em que terás de explicar através de gestos alguns dos livros mais conhecidos do mundo da literatura. Participa também no nosso jogo da memória e tenta juntar o livro ao seu autor.…

  • Comboio

    Comboio

    Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma…

  • BioSoundScapes

    BioSoundScapes

    Esta é uma ótima oportunidade para teres contacto direto e interativo sonoro e visual com os teus biosinais. Será uma forma de melhor compreenderes como o corpo funciona e de que forma podes controlar alguns aspectos da tua fisiologia. A atividade é interativa e “hands-on”. Pretendemos que possas participar diretamente e ativamente gerando som a…

  • Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática. Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que…

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros…

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica. Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final: 1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade; 2. Jogo da memória com biomoléculas; 3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica; 4. Criação de modelos 3D de moléculas…

  • Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabes que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Vem perceber porque reações catalisadas por metais e em…

  • Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem…

  • Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    O figo da Índia possui pectina, um polissacárido que tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos com plástico. Mas os biopolímeros de pectina podem incorporar compostos, por exemplo cromóforos, substâncias que mudam de cor, que podem resultar num…

  • Os emojis da Couve Roxa…

    Os emojis da Couve Roxa…

    Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho… A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido…

  • CodingFest

    CodingFest

    A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo…

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabem que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Venham perceber por que reações catalisadas por metais e…

  • Bactérias que brilham no escuro

    Bactérias que brilham no escuro

    A bactéria marinha Aliivibrio fischeri emite naturalmente luz. Venham ver como elas brilham e perceber como essa luz é utilizada por outros organismos aquáticos. Venham ver também como essa luz nos pode ajudar a detetar a presença de compostos tóxicos na água ou nos solos.

  • Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação – separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples – separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada – separação de líquidos…

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentados vários materiais com as seguintes características: 1) Fotocrómicos: Mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Mudam de cor por efeito da temperatura…

  • À descoberta do cérebro

    À descoberta do cérebro

    Atividades didáticas para perceber a organização estrutural e funcional do cérebro humano, e das células do cérebro. Os visitantes poderão observar e comparar modelos anatómicos de cérebros de mamíferos e observar cérebros de ratinho ao microscópio. Atividades experimentais para perceber de que forma o cérebro coordena os nossos sentidos. Será que o cérebro nos engana?

  • Venha conhecer os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Micro e Nanotecnologias

    Venha conhecer os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Micro e Nanotecnologias

    Nesta sessão terá a possibilidade de falar com os coordenadores das licenciaturas em Engenharia de Materiais e Engenharia de Micro e Nanotecnologias, bem como com alunos de ambos os cursos para clarificar quaisquer dúvidas que tenha.