ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

12h45

  • Vem controlar um JetBot com o NEEC!

    Vem controlar um JetBot com o NEEC!

    Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com o controlo de veículos e processamento de imagem. Esta é uma área muito importante do curso. Vem ver se consegues conduzir melhor que o controlador!

  • Vem acender um LED com o NEEC!

    Vem acender um LED com o NEEC!

    Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!

  • Vem aprender a fazer uma fechadura contactless com o NEEC!

    Vem aprender a fazer uma fechadura contactless com o NEEC!

    Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!

  • Jogos Literários

    Jogos Literários

    Vem conhecer o NuLit, o Núcleo de Literatura da NOVA FCT, e descobrir mais sobre livros! Podes jogar o nosso jogo de mímica, em que terás de explicar através de gestos alguns dos livros mais conhecidos do mundo da literatura. Participa também no nosso jogo da memória e tenta juntar o livro ao seu autor.…

  • Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática. Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que…

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros…

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica. Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final: 1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade; 2. Jogo da memória com biomoléculas; 3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica; 4. Criação de modelos 3D de moléculas…

  • Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabes que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Vem perceber porque reações catalisadas por metais e em…

  • Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem…

  • Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    O figo da Índia possui pectina, um polissacárido que tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos com plástico. Mas os biopolímeros de pectina podem incorporar compostos, por exemplo cromóforos, substâncias que mudam de cor, que podem resultar num…

  • Os emojis da Couve Roxa…

    Os emojis da Couve Roxa…

    Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho… A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido…

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabem que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Venham perceber por que reações catalisadas por metais e…

  • Bactérias que brilham no escuro

    Bactérias que brilham no escuro

    A bactéria marinha Aliivibrio fischeri emite naturalmente luz. Venham ver como elas brilham e perceber como essa luz é utilizada por outros organismos aquáticos. Venham ver também como essa luz nos pode ajudar a detetar a presença de compostos tóxicos na água ou nos solos.

  • Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação – separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples – separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada – separação de líquidos…

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentados vários materiais com as seguintes características: 1) Fotocrómicos: Mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Mudam de cor por efeito da temperatura…

  • Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Na interseção entre a ciência e a arte, surge uma experiência única. A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) desvenda os segredos da matéria, mergulhando na essência das moléculas através de ondas de rádio e campos magnéticos. Surpreendentemente, não só revela a estrutura e a atividade molecular, mas também… música! Cada molécula tem a sua própria melodia,…

  • Microscopia Eletrónica, sim, mas muito “cool”!

    Microscopia Eletrónica, sim, mas muito “cool”!

    A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (tipicamente -196ºC), fornecendo informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo. Aqui, aprenderão como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é…

  • Química em Ação!

    Química em Ação!

    A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, isso não poderiam estar mais longe da verdade! De facto, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade. A universalidade da Química nas nossas vidas quotidianas tornam-na invisível aos nossos olhos quando, na realidade, é a ciência responsável…

  • Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    O Laboratório Associado de Química Verde (LAQV@REQUIMTE) é o Centro Português de Investigação em Química Sustentável. A visão do LAQV é a de um mundo em que a Química Sustentável seja utilizada como uma ferramenta poderosa e dinâmica para enfrentar os desafios sociais, económicos e ambientais da vida moderna, contribuindo para um Desenvolvimento Mundial Sustentável.…

  • As células do meu cérebro. As células do meu intestino.

    As células do meu cérebro. As células do meu intestino.

    Observação ao microscópio de células humanas e de ratinho em cultura, mais especificamente microglia e neurónios, onde poderão descobrir dados curiosos como, por exemplo, que temos menos de 50% de neurónios no nosso cérebro ou qual a importância das outras células. Os meus intestinos também têm neurónios?? Também serão observadas ao microscópio as células do…

  • Bubble Tea Terapêutico

    Bubble Tea Terapêutico

    O desenvolvimento de formulações terapêuticas para administração de fármacos é um processo importante para garantir a eficácia dos princípios ativos. Nesta atividade iremos produzir cápsulas a partir de materiais de origem natural, incorporando agentes bioativos, nomeadamente sistemas eutécticos terapêuticos com potencial anticancerígeno. Estes sistemas com maior seletividade para as células cancerígenas irão permitir o desenvolvimento…

  • Nanopartículas de Ouro em Biossensores de Doenças

    Nanopartículas de Ouro em Biossensores de Doenças

    O ouro em solução não é dourado… venha descobrir de que cor é! Nesta demonstração, vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: – Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas (exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2) – Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.

  • Maximize as suas capacidades com o NEGI

    Maximize as suas capacidades com o NEGI

    Breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson, onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.