As pontes de Königsberg

Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

Para aprender as técnicas base da criptografia: a yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio, basta trazeres um lápis! Como um bom espião vais ter que usar protocolos de vdavfaavgdfvxxxaaxfaafaf reais, envolvendo as duas técnicas. E mais não dizemos...
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.1
Hora de início: 10h15, 11h45, 12h30

Epidemias e Vacinas

Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático para a transmissão do sarampo em Portugal. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (epidemia vs não epidemia). É pedido aos alunos que determinem a percentagem mínima da população que se deve vacinar para controlar o sarampo em Portugal.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30

O Sol à escala

Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, rua
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45

Roleta ei2kπ

A cada rotação aumenta exponencialmente a diversão! Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar. Os números fazem parte das nossas vidas. E, tal como nós, cada um é especial à sua maneira! Vem conhecer algumas propriedades de alguns números enquanto jogas na nossa roleta!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Reconhecimento de padrões

As pessoas conseguem, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos. Tens ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.5
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h30, 12h00, 12h30

Craaak …. Vem “partir pedra!”

Descobre como é que, em engenharia, determinamos a resistência de uma rocha, realizando alguns ensaios…barulhentos! Verifica como é que algumas rochas, aparentemente iguais, se comportam de formas diferentes, consoante o tipo de utilização que lhe é dada. Capacidade: 15 visitantes
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório de Geologia de Engenharia - Edificio IX - Engenharia Civil - Sala 2.14 IX, Piso 2
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Viaja com os fósseis até ao passado!

Faz uma viagem ao passado geológico, através dos fósseis, pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da terra. Podes observar e identificar macrofósseis (em amostras de mão) e microfósseis à lupa binocular. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis podes tentar fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica. Capacidade: 15 visitantes
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório de Paleontologia (Lab 3.34, Piso 3 - Edifício IX-DCT)
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00