ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

12h15

  • Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática. Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que…

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros…

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica. Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final: 1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade; 2. Jogo da memória com biomoléculas; 3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica; 4. Criação de modelos 3D de moléculas…

  • Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabes que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Vem perceber porque reações catalisadas por metais e em…

  • Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem…

  • Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    O figo da Índia possui pectina, um polissacárido que tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos com plástico. Mas os biopolímeros de pectina podem incorporar compostos, por exemplo cromóforos, substâncias que mudam de cor, que podem resultar num…

  • Os emojis da Couve Roxa…

    Os emojis da Couve Roxa…

    Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho… A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido…

  • NanoRobots

    NanoRobots

    Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabem que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Venham perceber por que reações catalisadas por metais e…

  • Bactérias que brilham no escuro

    Bactérias que brilham no escuro

    A bactéria marinha Aliivibrio fischeri emite naturalmente luz. Venham ver como elas brilham e perceber como essa luz é utilizada por outros organismos aquáticos. Venham ver também como essa luz nos pode ajudar a detetar a presença de compostos tóxicos na água ou nos solos.

  • Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação – separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples – separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada – separação de líquidos…

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentados vários materiais com as seguintes características: 1) Fotocrómicos: Mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Mudam de cor por efeito da temperatura…

  • À descoberta do cérebro

    À descoberta do cérebro

    Atividades didáticas para perceber a organização estrutural e funcional do cérebro humano, e das células do cérebro. Os visitantes poderão observar e comparar modelos anatómicos de cérebros de mamíferos e observar cérebros de ratinho ao microscópio. Atividades experimentais para perceber de que forma o cérebro coordena os nossos sentidos. Será que o cérebro nos engana?

  • Eletrónica transparente?

    Eletrónica transparente?

    Já imaginaram como seria incrível todas as superfícies poderem incorporar eletrónica de forma totalmente invisível? Nesta atividade vão ver para que servem os materiais condutores e transparentes e como os podemos utilizar de uma forma smart.

  • Gelados de azoto líquido?

    Gelados de azoto líquido?

    Todos gostamos de gelados! Venham fazer (e provar) gelados feitos com azoto líquido. Porquê azoto líquido? Porque está a -170 ºC e assim o gelado fica mesmo fresquinho!

  • Electrónica Impressa em Papel

    Electrónica Impressa em Papel

    Nesta atividade vão poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e de radição ultravioleta.

  • Usa o teu stress para gerar energia

    Usa o teu stress para gerar energia

    Sabias que podes alimentar circuitos eletrónicas e ao mesmo tempo aliviar o teu stress? Vem por à prova materiais que geram energia usando o mesmo princípio dos relâmpagos

  • Ver com os electrões, desenhar com os iões!

    Ver com os electrões, desenhar com os iões!

    Nesta atividade vão poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vão ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinarem…

  • Criar energia a partir da luz!

    Criar energia a partir da luz!

    Nós usamos uma técnica simples para fabricar um material capaz de gerar eletricidade a partir da luz! Venham descobrir como podemos contribuir para salvar o planeta!

  • Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Na interseção entre a ciência e a arte, surge uma experiência única. A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) desvenda os segredos da matéria, mergulhando na essência das moléculas através de ondas de rádio e campos magnéticos. Surpreendentemente, não só revela a estrutura e a atividade molecular, mas também… música! Cada molécula tem a sua própria melodia,…

  • Microscopia Eletrónica, sim, mas muito “cool”!

    Microscopia Eletrónica, sim, mas muito “cool”!

    A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (tipicamente -196ºC), fornecendo informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo. Aqui, aprenderão como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é…

  • Química em Ação!

    Química em Ação!

    A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, isso não poderiam estar mais longe da verdade! De facto, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade. A universalidade da Química nas nossas vidas quotidianas tornam-na invisível aos nossos olhos quando, na realidade, é a ciência responsável…

  • Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    Apresentação do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

    O Laboratório Associado de Química Verde (LAQV@REQUIMTE) é o Centro Português de Investigação em Química Sustentável. A visão do LAQV é a de um mundo em que a Química Sustentável seja utilizada como uma ferramenta poderosa e dinâmica para enfrentar os desafios sociais, económicos e ambientais da vida moderna, contribuindo para um Desenvolvimento Mundial Sustentável.…