ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

12h00

  • Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática. Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que…

  • Realidade Virtual e Jogos

    Realidade Virtual e Jogos

    Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores de Secundário e Alunos!

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros…

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete. E que…

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica. Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final: 1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade; 2. Jogo da memória com biomoléculas; 3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica; 4. Criação de modelos 3D de moléculas…

  • Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabes que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Vem perceber porque reações catalisadas por metais e em…

  • Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem…

  • Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    O figo da Índia possui pectina, um polissacárido que tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos com plástico. Mas os biopolímeros de pectina podem incorporar compostos, por exemplo cromóforos, substâncias que mudam de cor, que podem resultar num…

  • Os emojis da Couve Roxa…

    Os emojis da Couve Roxa…

    Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho… A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido…

  • Cibersegurança! – Capture the Flag

    Cibersegurança! – Capture the Flag

    E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no…

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.…

  • Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Venham descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável na NOVA FCT! Sabem que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Venham perceber por que reações catalisadas por metais e…

  • Bactérias que brilham no escuro

    Bactérias que brilham no escuro

    A bactéria marinha Aliivibrio fischeri emite naturalmente luz. Venham ver como elas brilham e perceber como essa luz é utilizada por outros organismos aquáticos. Venham ver também como essa luz nos pode ajudar a detetar a presença de compostos tóxicos na água ou nos solos.

  • Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Técnicas de separação e purificação de líquidos

    Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação – separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples – separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada – separação de líquidos…

  • Deteção de drogas ilícitas. O que está dentro das fraldas descartáveis

    Deteção de drogas ilícitas. O que está dentro das fraldas descartáveis

    Para a deteção de drogas realizam-se numa primeira fase testes presuntivos. São testes colorimétricos, fáceis de realizar, de baixo custo, que fornecem mudanças de cor rápidas e reprodutíveis pela adição de reagentes específicos a certas classes de drogas. Irão ser realizados testes para deteção de “drogas” seguindo uma chave dicotómica para a identificação de várias…

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentados vários materiais com as seguintes características: 1) Fotocrómicos: Mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta 2) Termocrómicos: Mudam de cor por efeito da temperatura…

  • Proteínas em 3D para bioprocessos sustentáveis e um mundo mais saudável e sustentável

    Proteínas em 3D para bioprocessos sustentáveis e um mundo mais saudável e sustentável

    Usando técnicas de Cristalografia de Raios-X e SAXS estudamos proteínas, isoladas ou em complexo com outras moléculas, como fármacos, metais, e outros ligandos. A determinação das estruturas com detalhe a nível atómico é crucial para entender como diferentes proteínas se comportam e reconhecem outras moléculas no ambiente celular. Convidamos-vos a assistir a uma breve explicação…

  • Apresentação do Núcleo de Alunos de Biologia Celular e Molecular

    Apresentação do Núcleo de Alunos de Biologia Celular e Molecular

    O Núcleo de Biologia Celular e Molecular (NBCM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) foi criado e é constituído por alunos e ex-alunos da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (LBCM). Este núcleo visa fomentar a cultura científica na comunidade envolvente, nomeadamente no ramo das Ciências da Vida,…

  • Guerreiros sempre alerta

    Guerreiros sempre alerta

    Venha ver e saber das células que o/a defendem! Queremos que venha descobrir o mundo complexo e maravilhoso das células do nosso sistema imunitário. Ao participar nesta atividade pode ficar a saber como é que as células do nosso sistema imunitário protegem de corpos estranhos (moléculas ou microorganismo). Mas afinal como é que elas nos…

  • Venham conhecer uma enzima que pode ajudar na preservação da camada de ozono!

    Venham conhecer uma enzima que pode ajudar na preservação da camada de ozono!

    O oxido nitroso é responsável pela destruição da camada de ozono e possui uma capacidade de gás de estufa 300 vezes superior ao CO2. Este gás é libertado para atmosfera devido às atividades antropogénicas (indústria, transportes), bem como agricultura intensiva com recurso ao uso de fertilizantes inorgânicos. Nestas experiências poderão conhecer a única enzima que…

  • MEtRICs – Centro de Engenharia Mecânica e de Sustentabilidade de Recursos

    MEtRICs – Centro de Engenharia Mecânica e de Sustentabilidade de Recursos

    A missão do Centro de Engenharia Mecânica e de Sustentabilidade de Recursos é criar conhecimento científico e fornecer soluções técnicas para um mundo mais ecológico, seguro e sustentável. O MEtRICs resultou, em 2013, da fusão de duas unidades: parte do Centro de Mecânica e Tecnologias dos Materiais – CT2M, da Universidade do Minho – e…

  • A Química não é uma seca, mas pode ser seca!

    A Química não é uma seca, mas pode ser seca!

    Nesta atividade poderão descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética considerada pela IUPAC uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido, cumprindo assim os princípios da Química Verde, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc.). Também terão contacto com a cristalografia…

  • Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

    Na interseção entre a ciência e a arte, surge uma experiência única. A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) desvenda os segredos da matéria, mergulhando na essência das moléculas através de ondas de rádio e campos magnéticos. Surpreendentemente, não só revela a estrutura e a atividade molecular, mas também… música! Cada molécula tem a sua própria melodia,…