ATIVIDADES QUE COMEÇAM ÀS

11h30

  • À descoberta dos microfósseis

    À descoberta dos microfósseis

    Venham observar sedimentos com milhões de anos, contendo microfósseis, à lupa binocular. O desafio é reconhecer fósseis microscópicos, diferenciá-los dos grãos minerais e identificá-los … com uma ajuda! Depois, descubram o possível ambiente em que o sedimento se formou …

  • Craaac… Venham partir pedra!

    Craaac… Venham partir pedra!

    Demonstrações, algumas bem ruidosas, de diferentes meios de engenharia utilizados para obtenção da resistência das rochas.

  • A minha terra vista do espaço

    A minha terra vista do espaço

    Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho venha caracterizar o espaço onde vive e identifique: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.

  • Quem contaminou o meu terreno?

    Quem contaminou o meu terreno?

    Com base na tipologia dos contaminantes no solo, venha investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Venha exprimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.

  • Tecnologia Agroindustrial em Ação

    Tecnologia Agroindustrial em Ação

    A atividade centra-se em aspetos diretamente relacionados com a nova licenciatura em Tecnologia Agroindustrial e suas saídas profissionais. Neste sentido, irá proceder-se à produção e degustação de gelados, de bombons e de biscoitos inovadores, produzidos num laboratório do setor Agroindustrial do Departamento de Ciências da Terra. Também se proporcionará a visualização da clorofila, com a…

  • Reconhecimento de padrões

    Reconhecimento de padrões

    As pessoas conseguem, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos. Tem ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?

  • Como (não) ser enganado pela Estatística!

    Como (não) ser enganado pela Estatística!

    Quem já não ouviu “Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!”? Ou “Os dados, se bem “martelados” confessam sempre”? Ou ainda “Há mentiras e há… estatística!”? Tal como há ilusões óticas, também há quem manipule dados para nos enganar.…

  • Roleta

    Roleta

    O aluno gira a roleta e responde à pergunta matemática correspondente à “casa” onde a seta para, havendo “casas” com possibilidade de resposta, de girar outra vez ou de obter um bónus (um rebuçado)

  • Monty Hall

    Monty Hall

    Baseado no gameshow americano “Let’s Make a Deal”, o objetivo do jogador é descobrir por baixo de qual dos 3 copos está um carro (debaixo dos outros dois copos estão ovelhas).

  • Jenga Matemático

    Jenga Matemático

    O jogador lança um dado e responde a uma pergunta matemática correspondente ao número que lançou no dado. Se acertar, retira uma peça de jenga e coloca no topo da estrutura. Ganha o jogador que conseguir mover mais peças ou que não destruir a estrutura

  • Será a impressão 3D com metais sustentável?

    Será a impressão 3D com metais sustentável?

    Será a impressão 3D com metais sustentável? Esta tecnologia cria protótipos funcionais e peças de produção em algumas horas ou dias. Imprimir em 3D com metal deixa uma pegada menor ou maior que a produção convencional? E será mais rentável? Venham descobrir!

  • Venham experimentar soldar e ver impressão 3D de metal!

    Venham experimentar soldar e ver impressão 3D de metal!

    Já soldaram alguma vez? Sabem quais são as principais dificuldades associadas à soldadura? Sabem como se podem imprimir metais? Participem nesta atividade: venham experimentar soldar e ver como se imprimem metais!

  • Automação e robótica no fabrico

    Automação e robótica no fabrico

    Nesta atividade vamos apresentar vários processos industriais totalmente automatizados ou robotizados e também sistemas ciberfísicos onde robôs, computadores e humanos trabalham como se fossem um só. Venha conhecer os componentes que dão vida a uma máquina automática e ensinar um robô a fazer uma tarefa!