A música das árvores

As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Ás vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Para lá da casca de ovo

Actividade que confronta o aluno com a dureza da casca de ovo, a sua dificuldade na moagem, os seus diversos usos no Património Cultural e também o uso da clara e da gema de ovo para pintar.
Duração: 15 minutos
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30

Património Europeu e Matérias Primas

Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Duração: 15 minutos
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30

As CORES no Passado, Presente & Futuro

Vamos explorar como as CORES, elemento identificativo das nossas culturas, foram utlizadas no Passado e são objecto de estudo no Presente. Por fim, abordaremos como este nosso conhecimento pode ser aplicado num Futuro mais sustentável.
Duração: 15 minutos
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30

Proteómica, Medicina Personalizada e de Precisão

Nesta atividade vamos ver como as proteínas que participam em praticamente todos os processos celulares são úteis para na medicina personalizada e de precisão. Vamos observar dois géis bidimensionais de modo a encontrar as diferenças entre eles. Estas diferenças refletem a expressão diferencial entre duas condições biológicas e podem ser utilizadas para na Medicina Personalizada e de Precisão para melhorar o diagnostico ou para monitorizar como o paciente responde a um tratamento.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Átrio do 3 piso
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Química e Nanoquímica. Sensores e Atuadores

A cor como indicativo da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo das nanopartículas. Que cor pensas que tem? Uma solução incolora fica azul quando é agitada e quando assentar torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes durante 45min. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: 3to Andar Hall
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Ressonância Magnética Nuclear (RMN): onde as moléculas são música!

A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio. É uma das técnicas mais valiosas à disposição dos cientistas, usada por químicos, físicos e biólogos para elucidar a estrutura e actividade de moléculas e outros fenómenos. Mas sabias que além de te dar informação química, o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Vem conhecer os laboratórios utilizados na Engenharia Civil

Conheces a diversidade de equipamentos utilizados para testar a resistência das lajes, colunas, vigas e outros elementos estruturais? Vem visitar os laboratórios e os trabalhos em curso para perceber como é que um Engenheiro Civil trabalha em laboratório
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Lab. de Estruturas
Hora de início: 10h15, 11h00, 11h45, 13h15, 15h15

Vem analisar uma estrutura em computador

Nesta atividade poderás construir uma estrutura em computador e testar a sua resistência
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Sala 3.14
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45

O desafio de Monty Hall

Mudar a escolha inicial aumenta a probabilidade de ganhar o carro?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Matemática aos saltos

Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

As pontes de Königsberg

Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

Para aprender as técnicas base da criptografia: a yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio, basta trazeres um lápis! Como um bom espião vais ter que usar protocolos de vdavfaavgdfvxxxaaxfaafaf reais, envolvendo as duas técnicas. E mais não dizemos...
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.1
Hora de início: 10h15, 11h45, 12h30

Epidemias e Vacinas

Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático para a transmissão do sarampo em Portugal. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (epidemia vs não epidemia). É pedido aos alunos que determinem a percentagem mínima da população que se deve vacinar para controlar o sarampo em Portugal.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30