Vem fazer Tiro ao Alvo com Qualidade!

Vem descobrir como se pode manter uma produção "debaixo de olho"... E se a produção não estiver boa? Como a podes melhorar? (Talvez fazendo Tiro ao Alvo... de forma planeada).
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório da Qualidade, Edifício VIII, Piso 4
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 14h00, 14h30, 15h00

Vem soldar!

Nesta actividade vais poder ver como se solda e quais as principais dificuldades associadas à soldadura.
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 2, Laboratório de Processamento Térmico
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 14h00, 15h00, 16h00

A natureza da Luz

Os sistemas ópticos estão hoje omnipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 101B
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

Os emojis da Couve Roxa…

Sabias que a couve roxa cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho... A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH em que se encontram. Assim, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH (identificando se é ácido, neutro ou alcalino). A sua incorporação em materiais pode resultar num material inteligente (por exemplo, embalagem de alimentos) – que indica o pH. Vem experimentar e descobrir qual o pH de alguns alimentos
Duração: 15 minutos
Sala: Edifício departamental ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas (onde está colocada a tela do DCTB)
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Gerador de Van de Graaf

Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaf, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

Movimento de Rotação + Conservação do Momento Angular

A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

Cinema Smart Fishing – Repensando a nossa relação com o oceano

A pesca artesanal é uma realidade nas localidades costeiras. Diferentes artes de pesca têm acompanhado o processo evolutivo humano enquanto uma profissão milenar, o que mostra a sua grande valia. Com o apoio do MAR 2020, nasce o Projeto Smart Fishing (www.smartfishing.olo.blue/), que se foca no repensar a pesca artesanal com ações em territórios costeiros e ribeirinhos que motivem o pescador a participar nas decisões que afetam a sua profissão, incluindo a sua relação com o meio ambiente. Venham visitar a instalação do Smart Fishing e participar em rodas abertas de discussão!
Duração: 15 minutos
Sala: Sala 114

A Invasão do Plástico!

A atividade “Invasão do Plástico!” irá mostrar todo o processo de amostragem e tratamento das amostras, desde a “caça” dos plásticos na areia, até à identificação dos mesmos na lupa. Porque mesmo quando a areia parece estar limpa, existe um mundo de mini plásticos que o olho nu não vê, mas muitos animais marinhos acabam por ingerir, por exemplo os peixes que confundem os microplásticos com o plâncton, chegando assim à cadeia alimentar humana. Vem saber mais sobre a poluição por plásticos e microplásticos!
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Laboratórios Vivos – Estratégia para o envolvimento da sociedade nas problemáticas ambientais.

Conjunto de vídeos ilustrativos de vários projetos que lidam com questões ambientais complexas e assentam na mobilização da sociedade para a persecução dos seus objetivos.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Da Terra à Terra – Ciclo biológico

O aumento do consumo de produtos e sua eliminação sem adequada recuperação dos resíduos requer a adopção de comportamentos e políticas mais sustentáveis para minimizar impactos negativos. Levantam-se questões de como valorizar os resíduos e evitar a incineração ou deposição em aterro. A valorização orgânica através da compostagem ou digestão anaeróbia é uma opção que requer que os resíduos tenham determinadas características. Nesta exposição é apresentado o ciclo biológico da economia circular dos resíduos, através da compostagem, com exemplos de materiais certificados como compostáveis.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

De Resíduo a Recurso – Ciclo tecnológico

Os produtos embalados aumentam a quantidade de resíduos plásticos consumidos. Mas o que acontece a todas essas embalagens? Os resíduos recolhidos seletivamente são encaminhados para estações de triagem onde se procede à separação dos materiais. A separação possibilita encaminhar os plásticos para a indústria recicladora para serem transformados em novos produtos. Estes possuem um menor valor face ao original (downcycling) podendo a perda de qualidade estar associada à contaminação. Será que existem soluções que promovam o upcycling (onde os materiais têm um destino igual ao inicial)?
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Green Quizz

Questionário de escolha múltipla com 10 perguntas sobre Ambiente/ Economia circular/ Resíduos. A atividade é realizada em grupo, com o objetivo de responder ao máximo de perguntas corretas. Nesta atividade não se perde, acerta-se as respostas e/ou aumenta-se o conhecimento sobre Ambiente, Resíduos e Engenharia do Ambiente na NOVA.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Conforto térmico e pobreza energética nas habitações portuguesas

Nesta atividade exploramos a pobreza energética à escala local em Portugal e perspectivar as suas soluções ligando a projectos nacionais e europeus em curso pela equipa no CENSE, DCEA. A pobreza energética é um problema social complexo que afeta o bem-estar e saúde de milhões de pessoas. Calor, frio, refrigeração, iluminação e energia para outros aparelhos são serviços essenciais para garantir habitações confortáveis e eficientes e a saúde e nível de vida adequados. As famílias em pobreza energética sofrem de níveis inadequados destes serviços sendo preciso encontrar soluções multi-escala.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Nanoestruturas para aplicações biomédicas

Há um imenso potencial para a área da saúde nas nanoestruturas. Sabias que ... ... nanofibras poliméricas podem ser úteis em medicina regenerativa? ... nanopartículas podem ser usadas em diagnóstico e terapia? Nesta actividade verás exemplos de como se podem produzir estas estruturas e de propriedades que as tornam adequadas para aplicações biomédicas.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: laboratório 240
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

My NEXUS – Conhece o teu nexus água-energia-alimento

Esta atividade centra-se sobre aspetos de sustentabilidade ambiental associados ao sistema água-energia-alimento à escala municipal no âmbito do projeto CitySelfy. A atividade terá 2 componentes: a 1ª pretende dar a conhecer conceitos de sistema energético e de abastecimento de água local e a relação com as ações diárias dos alunos, através de uma sessão interativa de P&R com uso da plataforma Kahoot.it. A 2ª componente será a comparação dos hábitos alimentares típicos dos alunos e a Planetary Health Diet, para tal serão feitas 2/3 questões, com recurso ao mentimeter.com.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

De resíduo a recurso: electro recuperação de matérias-primas essenciais

Telemóveis, baterias, bicicletas são exemplos de produtos tecnológicos que dependem da disponibilidade de matérias-primas metálicas para o seu desenvolvimento, produção e funcionamento. A Europa é deficitária nestas matérias-primas pois consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas apenas produz cerca de 3% a 5%. Assim, é necessário encontrar fontes alternativas para a sua obtenção. Neste vídeo usamos o processo electrodialítico, que está a ser desenvolvido pela equipa do laboratório RESOLUTION, para recuperar, a partir de um resíduo industrial, um elemento essencial: o cobalto.
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 0 Laboratório de Hidráulica
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00