• Inteligência artificial na descoberta computacional de novos fármacos

    Inteligência artificial na descoberta computacional de novos fármacos

    Nesta atividade os alunos usam computadores para gerar estruturas moleculares de novas moléculas com ferramentas de AI.
    As estruturas moleculares obtidas são usadas para a simulação da interação entre uma molécula pequena (fármaco) e uma proteína de interesse farmacológico. Para isso é usado o software de docking através de uma interface web. Os resultados são analisados através de visualização das geometrias obtidas e das estimativas das energias de interação.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 5, sala 525

    schedule 11h00, 11h45, 15h00, 15h45

  • NuBioq – Núcleo de Bioquímica

    NuBioq – Núcleo de Bioquímica

    Cria desenhos divertidos e criativos relacionados com moléculas e bioquímica enquanto tens a oportunidade de conversar com alunos da Licenciatura em Bioquímica para poderes tirar todas as tuas dúvidas.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 1, átrio

    schedule 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30

  • Proteínas em 3D na deteção de contaminantes perigosos em alimentos, água e ambiente

    Proteínas em 3D na deteção de contaminantes perigosos em alimentos, água e ambiente

    No Laboratório de Cristalografia de Proteínas (XTAL) exploramos o mundo invisível das moléculas que controlam a vida. Estudamos proteínas e como interagem com fármacos, metais e açúcares, observando-as com detalhe atómico, crucial para compreender como diferentes moléculas se comportam e reconhecem outras moléculas no ambiente celular.
    Nas atividades que propomos, vais ver cristais de proteína e como obtemos a sua estrutura 3D. O projeto AASENS (NOVA FCT, Refª 2023.18077.ICDT) desenvolve enzimas para biossensores capazes de detetar arsénio e antimónio na água e nos alimentos, promovendo um futuro mais seguro.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 6, átrio

    schedule das 10h00 às 16h00

  • Do Ar para o Copo: Tecnologia de Captura de Água Atmosférica

    Do Ar para o Copo: Tecnologia de Captura de Água Atmosférica

    Imagina conseguir transformar a humidade do ar à tua volta em água fresca! Com materiais porosos especiais, capazes de captar essa água invisível, é possível obter água líquida mesmo onde quase não chove.
    Uma tecnologia inovadora, sustentável e cheia de futuro, a mostrar que a água pode vir de onde menos esperamos!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício Departamental, Piso 5, Laboratório 521

    schedule das 09h30 às 17h00

  • MEMBRANAS. What else?

    MEMBRANAS. What else?

    Parece magia, mas são membranas.
    Nesta atividade poderás descobrir como as membranas separam, filtram e purificam, e porque são essenciais em tecnologias sustentáveis. Através de experiências simples e interativas, vais explorar como funcionam, onde são usadas no nosso dia a dia e até como podem ser usadas para produzir energia.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, Laboratório 131

    schedule das 10h00 às 16h00

  • Cromatografia, impressão digital e jogo da memória

    Cromatografia, impressão digital e jogo da memória

    A atividade de cromatografia visa mostrar a afinidade dos diferentes pigmentos de uma caneta de feltro ao longo de papel de filtro embebido em etanol. A atividade da impressão digital mostra aos alunos como é feito este tipo de revelação da sua própria impressão digital em ciências forenses. Haverá recompensas para quem concluir com sucesso o jogo da memória, cujo objetivo será associar moléculas aos respetivos nomes. Em alternativa, os estudantes podem construir as moléculas correspondentes aos nomes indicados pelos voluntários do NQA, utilizando um modelo de plástico.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, átrio do piso 1

    schedule das 10h00 às 16h00

  • Ressonância Magnética Nuclear (RMN): Estrutura, função e… música!

    Ressonância Magnética Nuclear (RMN): Estrutura, função e… música!

    A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) permite explorar os mistérios da matéria, revelando a estrutura e as interações das moléculas através de ondas de rádio e campos magnéticos. Nesta atividade vamos conhecer de perto os equipamentos e compreender como esta técnica funciona. Mas há mais: não só desvendamos os segredos moleculares, como também lhes damos voz. Sim, as moléculas têm “som”, e através da RMN “cantam” a sua história, numa surpreendente fusão entre ciência e música. Venham ouvir as moléculas e perceber que, na ciência, até os mais pequenos mistérios têm uma melodia única a revelar.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 1, átrio/corredor e sala 106

    schedule das 09h30 às 17h00

  • Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Vem descobrir a investigação em Química Orgânica Sustentável!

    Sabes que existem reagentes de iodo que invertem a polaridade das moléculas? E que podem ser usados para preparar aminoácidos não naturais, constituindo ferramentas úteis em química medicinal? É possível fazer uma reação em cascata? Vem perceber por que reações catalisadas por metais e em cascata são sustentáveis e facilitam o acesso a compostos importantes para a indústria farmacêutica.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 3, laboratório 325

    schedule das 10h00 às 16h00

  • Sabias que o figo da Índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    Sabias que o figo da Índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    O figo da Índia possui pectina, um polissacárido que tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos com plástico. Mas os biopolímeros de pectina podem incorporar, por exemplo cromóforos, substâncias que mudam de cor que podem resultar num material inteligente porque a sua cor pode fornecer diversas informações, tais como qual o pH ou qual a temperatura. Nesta atividade vais observar o efeito da pectina com cromóforos quando é usada como embalagem em alimentos e ver como a embalagem muda de cor quando o alimento está podre.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, átrio de entrada da ala do Ambiente (lado virado para as “piscinas”)

    schedule das 10h00 às 15h00

  • Os emojis da Couve Roxa…

    Os emojis da Couve Roxa…

    Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho… A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido a estas propriedades das antocianinas, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH (identificando se é ácido, neutro ou alcalino). A sua incorporação em materiais pode resultar num material inteligente (por exemplo, embalagem de alimentos) – que indica o pH.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, átrio de entrada da ala do Ambiente (lado virado para as “piscinas”)

    schedule das 10h00 às 15h00

  • Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem técnico, nem legal. Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, átrio de entrada da ala do Ambiente (lado virado para as “piscinas”)

    schedule das 10h00 às 16h30

  • Bactérias que brilham no escuro

    Bactérias que brilham no escuro

    A bactéria marinha Aliivibrio fischeri emite naturalmente luz. Vem ver como ela brilha e perceber como essa luz é utilizada por outros organismos aquáticos. Vem ver também como essa luz nos pode ajudar a detetar a presença de compostos tóxicos na água ou nos solos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, átrio de entrada da ala do Ambiente (lado virado para as “piscinas”)

    schedule das 09h30 às 17h00

  • A Química pode ser seca, mas não é uma seca!

    A Química pode ser seca, mas não é uma seca!

    Nesta atividade poderás descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética que foi considerada pela IUPAC uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido cumprindo assim os princípios da Química Verde, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc). Também terás contacto com a cristalografia de raios-X, um ramo da ciência que estuda cristais, que permite a determinação da estrutura 3D das moléculas, permitindo-nos visualizar e estudar as propriedades destas em benefício da sociedade.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, laboratório 421

    schedule das 09h30 às 17h00

  • Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Materiais que mudam de cor como resposta a diferentes estímulos

    Experiências com materiais que alteram a sua cor como resposta a diferentes estímulos: luz, temperatura e campo elétrico. São designados como materiais inteligentes (smart materials).
    Serão apresentados vários materiais com as seguintes características:
    1. Fotocrómicos: mudam de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta
    2. Termocrómicos: mudam de cor por efeito da temperatura
    3. Electrocrómicos: mudam de cor por efeito do potencial elétrico
    4. Luminescentes: emitem luz quando sujeitos a determinado estímulo (incluindo uso de notas e cartões)

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício Departamental, laboratório 423

    schedule das 10h00 às 16h00

  • Proteómica, Medicina Personalizada e Diagnóstico Clínico

    Proteómica, Medicina Personalizada e Diagnóstico Clínico

    Vem assistir à demostração da eletroforese mono e bidimensional com recurso a corantes e fluoróforos. Falaremos também sobre proteínas e cor, bioinformática e sistemas de análise de dados biomédicos.

    hourglass 60 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 3, átrio

    schedule 09h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h00

  • Nanopartículas, luz e cor: Um mundo GRANDE cheio de NOVAS descobertas

    Nanopartículas, luz e cor: Um mundo GRANDE cheio de NOVAS descobertas

    A cor é indicativa da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo nano. Que cor pensas que têm? Vamos ver como uma solução incolor fica azul quando agitada e, quando assenta, torna-se incolor novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: qual? Veremos como uma solução azul a diferentes pHs muda para verde, amarelo e laranja quando agitada. Qual é o ativador de este semáforo molecular?

    hourglass 60 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 3, átrio

    schedule 09h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30

  • Química em Ação

    Química em Ação

    A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, isso não poderia estar mais longe da verdade! Como a Química está em todo o lado nas nossas vidas quotidianas, perdemos a capacidade de a distinguir, mas na realidade é a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos ou em todos os objetos que utilizamos! Nesta atividade poderás assistir a pequenas demonstrações de processos químicos muito simples que, de forma espetacular, ilustram esta universalidade da Química!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, laboratório 417

    schedule das 09h30 às 17h00

  • Na busca de novos materiais para extração e separação de compostos com valor acrescentado: da valorização da biomassa à separação de gases com efeito de estufa

    Na busca de novos materiais para extração e separação de compostos com valor acrescentado: da valorização da biomassa à separação de gases com efeito de estufa

    Nesta atividade iremos mostrar diversos materiais inovadores (baseados em líquidos iónicos e/ou redes organometálicas) que estão a ser aplicados na melhoria de processos de extração e separação de compostos de interesse. Os diversos exemplos apresentados incluem: separação/captura de gases de interesse (por exemplo, CH4 e CO2), separação de compostos de valor acrescentado a partir de amostras de biomassa (algas ou beterraba), inibição da formação de hidratos gasosos para evitar o bloqueio de tubagens na extração de gás natural e materiais compósitos para sensores e membranas.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 5, laboratório 513 e átrio

    schedule das 09h00 às 16h00

  • Do Problema à Solução: O CO2 como Matéria-Prima Sustentável

    Do Problema à Solução: O CO2 como Matéria-Prima Sustentável

    Esta atividade vai apresentar as principais estratégias utilizadas para a reutilização do CO2 como matéria-prima ou como solvente alternativo em processos químicos, trazendo o carbono de volta à cadeia de valor e, assim, contribuindo para uma economia circular. Isto permite não só a valorização do CO2, mas também a substituição parcial de matérias-primas de origem fóssil. Esta atividade pretende demostrar que o CO2 é muito mais que um gás poluente e que na realidade pode ser muito útil no desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da química verde. Pergunta-nos COMO!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 5, laboratórios 508, 510, 512

    schedule das 10h00 às 13h00

  • Resistência Antimicrobiana em Bactérias Patogénicas

    Resistência Antimicrobiana em Bactérias Patogénicas

    N. gonorrhoeae, E. coli e S. aureus são consideradas pela Organização Mundial de Saúde como ameaças urgentes à saúde e patógenos de alta prioridade para o desenvolvimento de novos antibióticos. O Laboratório de Stress Microbiano e o Laboratório de Química de Coordenação e Organometálica têm desenvolvido compostos com potencial antimicrobiano. Vem falar connosco sobre esta problemática e fica a saber quais as técnicas que usamos no estudo e desenvolvimento das novas drogas.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 6, laboratório 623

    schedule das 09h30 às 13h00

  • Nanopartículas de ouro em biossensores de doenças

    Nanopartículas de ouro em biossensores de doenças

    O ouro em solução não é dourado… vem descobrir de que cor é!
    Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças:
    – testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas (exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2)
    – testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 1, átrio do bar

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Purificação Sustentável de Medicamentos Biológicos

    Os medicamentos biológicos têm a sua origem muitas vezes em proteínas. Antes de chegarem até ti, estes medicamentos têm que ser produzidos e purificados. Vamos apresentar-te como funciona a purificação de um biofármaco e como torná-la mais sustentável.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 5, átrio

    schedule das 09h30 às 17h00

  • Proteínas pelo Mundo

    Proteínas pelo Mundo

    Sabias que os aminoácidos são a base de qualquer tipo de proteína? As proteínas são estruturas compostas por aminoácidos que se encontram presentes em todos os seres vivos. Existem inúmeras proteínas pelo mundo com as mais variadas funções e há muitas mais por descobrir. Vamos dar-te a conhecer algumas das proteínas com funções diferentes entre elas.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 5, átrio

    schedule das 09h30 às 17h00

  • Microscopia Eletrónica, sim, mas muito “cool”!

    Microscopia Eletrónica, sim, mas muito “cool”!

    A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (tipicamente -196 ºC), fornecendo informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo.
    Aqui, aprenderás como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é usada na descoberta de novos fármacos para o tratamento de várias doenças. Apresentaremos o projeto CryoEM@NOVA, do programa ERA Chair do Horizonte Europa, e as oportunidades que oferece para conheceres melhor esta tecnologia.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, piso 6, átrio

    schedule das 10h00 às 12h45

/