• NanoRobots

    NanoRobots

    Nesta atividade vais ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), com diversos desafios de diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício II, sala 123

    schedule 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 13h00, 13h45, 14h30, 15h15, 16h00

  • NOVA FCT Legion (Shooter Multijogador)

    NOVA FCT Legion (Shooter Multijogador)

    Vem experimentar um shooter multijogador no browser, onde podes enfrentar os teus amigos (e até jogar em casa). Nesta atividade vais poder experimentar um jogo (que usa tecnologia desenvolvida no Departamento por um aluno de Engenharia Informática) que permite a vários jogadores, cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções, jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos, vais ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, sala 112

    schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desafia-te a passar um jogo com níveis impossíveis em que terás de “hackear” o código para alterar os níveis ou adquirires habilidades (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e quaisquer outras que consigas imaginar).
    Durante este desafio, experimenta também alguns dos jogos realizados por alunos da NOVA FCT do Núcleo de Desenvolvimento de Videojogoe e na disciplina de Jogos e Simulação.
    Dá asas à tua imaginação e descobre as formas mais criativas para “hackear” o jogo e tornares-te o verdadeiro Hack-king.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 124

    schedule das 09h30 às 12h45 e das 14h00 às 16h00

  • Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Interativos!

    O que é real e o que é virtual? Vem experimentar a Realidade Aumentada onde transformamos o mundo e mudamos a realidade. Capacetes de Realidade Virtual, câmaras que detetam o nosso corpo, jogos com tapetes interativos – vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, sala 114

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possas ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores do Secundário e Alunos!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 115

    schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial

    Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 122

    schedule das 09h30 às 16h00

  • Gestófone: Som e Interação

    Gestófone: Som e Interação

    Nesta atividade, podes experimentar um instrumento musical virtual controlado pelas tuas mãos!
    Desenvolvido com recurso a algoritmos de deteção de mãos, vais poder ver estes algoritmos a funcionar e a converter os teus gestos em notas musicais. Acena com as mãos para criar notas e criar melodias com movimentos. Experimenta a intersecção de processamento de imagem e música nesta demonstração de como a programação pode transformar gestos em som!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II

    schedule das 09h30 às 12h45 e das 14h00 às 16h00

  • Aprendizagem Automática em Jogos

    Aprendizagem Automática em Jogos

    Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para veres se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 120

    schedule das 09h30 às 11h45 e das 13h00 às 16h00

  • CodingFest

    CodingFest

    Vem aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. Esta atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, sala 110

    schedule das 09h30 às 11h45 e das 13h15 às 16h00

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício II, salas 127 e 128

    schedule 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Cibersegurança! – Capture the Flag

    Cibersegurança! – Capture the Flag

    E se te desafiassem para encontrares uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que te levassem ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… 🙂 Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança nos quais os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Pronto para resolveres desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, sala 119

    schedule das 09h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00

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