Nesta experiência assiste-se à conversão de energia elétrica em energia mecânica, quer de rotação, quer de translação. Procede-se ainda à medição da velocidade de rotação do veio de um motor por meio de uma luz estroboscópica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 1.5
Hora de início: 10h15, 10h45, 11h15, 11h45, 13h15, 13h45, 14h15, 14h45, 15h15, 15h45, 16h15
Localização no Campus

Nesta experiência assiste-se à recolha de dados ambientais em tempo real (temperatura, CO2, entre outros) utilizando a solução Wi-Fi Data Acquisition System.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 1.5
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30
Localização no Campus

A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade, sendo a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos e em todos os objectos que utilizamos! A Química em Acção pretende fazer pequenas demonstrações de processos químicos muito simples, que podem ser explicados de uma maneira divertida e descontraída para todos os visitantes da nossa EXPO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 417
Hora de início: 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30, 16h45
Localização no Campus

O núcleo de Química Aplicada irá oferecer diversas atividades relacionadas com a química. Entre os químicos, poderão ter acesso à vossa própria impressão digital em cartão e descobrir a mensagem invisível. No entanto, o jogo principal será o jogo da memória onde aprenderão diversas novas moléculas e um pequeno quizz, com muitas curiosidades sobre a área. Também poderão conhecer alunos e os diversos trabalhos feitos pelos mesmos durante os 3 anos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45
Localização no Campus

Vem conhecer o Núcleo de Engenharia Civil da FCT NOVA, constituído por alunos dos vários anos do Curso de Engenharia Civil, descobrindo assim o que é, quem representa, que atividades desenvolvemos e que vantagens tens em te juntares. Esperamos por ti!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Ed. IX - Sala 4.17
Hora de início: 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 14h00, 14h30
Localização no Campus

Nesta atividade podes assistir à aplicação real de soluções de realidade aumentada na construção. Como utilizar as novas ferramentas para melhorar os processos construtivos. Demonstrações praticas | Apoio: Construsoft Portugal
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Exterior do Ed. IX
Hora de início: 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 14h00, 14h30
Localização no Campus

Nesta atividade poderás visualizar a execução de um mapeamento 3D com drone de alta precisão, com recurso à mais recente tecnologia de levantamentos tridimensionais, bem como a observação dos resultados finais e as suas aplicações em Engenharia Civil e demais | Apoio: ARROW4D / NIOTANTEK - Consultores de Engenharia e Geofísica, Lda
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Exterior do Ed. IX
Hora de início: 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 14h00, 14h30
Localização no Campus

https://www.youtube.com/watch?v=MNT3HgAdhnE
Vem descobrir os fundamentos da área de Controlo Automático através desta experiência com um PID a equilibrar automaticamente um copo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.4
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Vem assistir a uma demonstração que exemplifica como é que se consegue receber o sinal transmitido pelas estações de rádio e descobre porque é possível receber dados no rádio do teu automóvel.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Se tiveres dúvidas sobre a Licenciatura em Química Aplicada, ou outras questões sobre Química e como ela está presente no nosso dia-a-dia, vem falar connosco! Esperamos por ti no segundo piso do Edifício Departamental.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 2 - sala 218
Hora de início: 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30, 16h45
Localização no Campus

A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade. Tudo isto sem precisar de conhecimentos avançados em programação! Se queres aprender como criar uma aplicação que integra informações de diferentes websites, inscreve-te agora!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Hora de início: 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30
Localização no Campus

Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 13h00, 13h45, 14h30, 15h15, 16h00
Localização no Campus

Uma parte fundamental de algoritmos para carros, barcos, aviões ou drones autónomos é escolher bem o objetivo a realizar. Vem experimentar com a tua turma escolher como balancear esses objetivos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.4
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Jogos com tapetes de dança! Telemóveis com Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engª Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Hora de início: 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15
Localização no Campus

Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… :) Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Prontos para resolver desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Hora de início: 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: 127 e 128
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus