O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais,...), bem como no dia-a-dia (por exemplo,amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes,que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 14h00, 14h30, 15h00
Localização no Campus

Exposição de alguns protótipos de startups e desenvolvidos na UC Projeto em Engenharia Biomédica que consiste em dar resposta a uma lacuna em contexto clínico, entre os quais Terapia da Fala em contexto infantil e Intervenção em radiologia. Aplicação de Gestão de Informação de Utentes - há uma dificuldade em gerir a informação de cada utente e pela partilha da mesma sem comprometer a privacidade. Assim, desenvolveu-se uma aplicação móvel que permite a gestão da informação de utentes. Para tal, utilizou-se a Firebase, incorporada no software Android Studio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, a entrada do Departamento de Física
Hora de início: 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00
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Nesta atividade, os alunos terão a possibilidade de fazer uma experiência de biomecânica ou hemodinâmica em grupos de 2/3 alunos. Inicialmente, os alunos terão uma contextualização teórica da atividade e da sua importância para Engenharia Biomédica e o futuro. Aprenderão o que é um EMG, como os músculos funcionam, o que são as unidades motoras e o estado de fadiga; eventos elétricos e mecânicos que ocorrem durante o ciclo cardíaco e experienciá-los através de um fonocardiograma em simultâneo com o eletrocardiograma.
Percurso(s):
Duração: 60 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: 09h00, 10h00, 11h15, 12h30
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Os alunos terão a possibilidade de entrar em contacto com as várias vertentes desta área. Teremos um eletrocardiógrafo de baixo custo que permitirá ver, com o auxílio de um osciloscópio e elétrodos, o batimento cardíaco em tempo real – tal como iriam aprender na UC Eletrónica. Além disso, os alunos poderão optar por conhecer mais de outros ramos, como Biofísica, Biomateriais, Anatomia, Eletrofisiologia, Imagem Médica, Biomecânica, Hemodinâmica e Sistemas de Informação Médica - existiria um quiz dinâmico e com curiosidades sobre cada área.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 14h00, 14h30, 15h00
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As nanoestruturas possuem um imenso potencial de aplicação na área da saúde. Na Engenharia de Tecidos, que combina células e biomateriais para desenvolver substitutos biológicos para tecidos ou orgãos, as nanoestruturas são usadas como suporte à adesão, migração, proliferação e metabolismo celulares, para encapsular moléculas bioactivas ou como agentes antimicrobianos. Nesta actividade veremos alguns exemplos de produção de nanoestruturas: nanofibras de policaprolactona (um polímero sintético biocompatível e biodegradável) e nanopartículas de prata (um excelente agente antimicrobiano).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 240
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00
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A impressão 3D tem uma grande aplicação na área da saúde com elevado impacto na reabilitação e na promoção da qualidade de vida. É nesta sequência que surge o 3D Printing Center for Health, criado pelos centros de Investigação LIBPhys e UNIDEMI e pelo Fablab FCT, que tem como objetivo promover, coordenar e aplicar atividades de desenvolvimento tecnológico com impacto social na área da saúde e independência funcional, com recurso à impressão 3D. Nesta actividade os alunos terão oportunidade de perceber como são desenvolvidos os dispositivos, quais os materiais usados na impressão e experimentar
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 107
Hora de início: 09h30, 10h15, 11h00, 12h00
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Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso de as condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII); Lab. 242 (Edifício I)
Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 14h00, 14h45, 15h30
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Nesta atividade mostraremos como se cria uma peça mecânica desde a sua conceção, até à sua fabricação. Essa peça será modelada em CAD e depois de analisada será produzida num centro de maquinagem, por fresagem. A programação desta máquina será efetuada automaticamente por um computador (CAM). Será também demonstrado como fabricar uma determinada peça, da qual possuímos um modelo físico, fazendo a sua digitalização 3D, seguindo-se posteriormente a sua fabricação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Edifício VIII, Piso 2, Laboratório de Tecnologia Industrial 2.04
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 14h00
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Para leres um mapa precisas de saber alguns conceitos de matemática, como o de ângulo entre dois vetores, sistemas de coordenadas e curvas de nível. Sabes usar uma bússola e um mapa para calcular o desvio magnético, os desníveis e áreas?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
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Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências? O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição e responde: Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: 14h00, 14h30, 15h00, 15h30
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Os sistemas ópticos estão hoje onipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab. 101 B
Hora de início: 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30
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Vamos ver como as bases de engenharia biomédica nos pode ajudar medir os nossos biossinais e a partir da eletrónica e novos materiais e concluir se temos algum problema com algoritmos de inteligência artificial. A monitorização de biossinais é feita através de sensores em wearables, como simplesmente através do uso do telemóvel de cada um de nós. Através destes sensores podemos caracterizar as nossas respostas psicofisiológicas e motoras relativamente à nossa interação com o meio envolvente. Esta atividade permitirá adquirir biossinais e visualizar alterações após um evento emotivo!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 215, Biosignals Lab
Hora de início: 09h15, 09h45, 10h15, 10h45, 11h15, 14h15, 14h45, 15h15
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Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: 14h00, 14h30, 15h00, 15h30
Localização no Campus

Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade? Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início: 11h30
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Nesta palestra falaremos de ciências dos dados e de algumas particularidades da informação a que hoje se chama big data. A expressão big data pode genericamente ser entendida como referente a conjuntos de dados de grande volume, variedade/tipo e/ou velocidade de produção, de tal forma que as aplicações tradicionais de processamento de dados deixam de ser adequadas e/ou passíveis de ser usadas. Este tipo de dados e os conceitos envolvidos estão a transformar o modo de processamento e análise de informação em todos os domínios científicos, e.g., da engenharia às ciências biomédicas.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início: 10h30
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Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45
Localização no Campus

Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus