Para leres um mapa precisas de saber alguns conceitos de matemática, como o de ângulo entre dois vetores, sistemas de coordenadas e curvas de nível. Sabes usar uma bússola e um mapa para calcular o desvio magnético, os desníveis e áreas?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências? O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição e responde: Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: 14h00, 14h30, 15h00, 15h30
Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: 14h00, 14h30, 15h00, 15h30
"O que é um atuário?" - Eis uma questão que todos os atuários já tiveram que responder alguma vez na vida, quando dizem qual a sua profissão. Em termos muito gerais, um atuário é um matemático, é um estatístico e um analista de risco. Nesta palestra, abordaremos em que consiste a profissão de atuário, quais as funções desempenhadas e as possíveis saídas profissionais. Através de um pequeno exemplo, calcularemos probabilidades de morte e de sobrevivência de acordo com a Tabela de Mortalidade Portuguesa (INE 2018-2020).
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início: 14h30
Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade? Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início: 11h30
Nesta palestra falaremos de ciências dos dados e de algumas particularidades da informação a que hoje se chama big data. A expressão big data pode genericamente ser entendida como referente a conjuntos de dados de grande volume, variedade/tipo e/ou velocidade de produção, de tal forma que as aplicações tradicionais de processamento de dados deixam de ser adequadas e/ou passíveis de ser usadas. Este tipo de dados e os conceitos envolvidos estão a transformar o modo de processamento e análise de informação em todos os domínios científicos, e.g., da engenharia às ciências biomédicas.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início: 10h30
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: 10h30, 11h15, 12h00
As pessoas conseguem, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos. Tens ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.5
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00
Quem já não ouviu: - "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"... - "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"... - "Há mentiras e há... estatística!" Tal como há ilusões ópticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
Hora de início: 10h15, 11h00, 11h45, 12h30
Imagina que és engenheiro e trabalhas numa empresa cuja tecnologia depende do petróleo. Esta matéria prima está sujeita a grandes variações de preços. O risco de mercado associado às oscilações das taxas de juro, taxas de câmbio ou dos preços das matérias primas pode ser reduzido com derivados financeiros (como por exemplo as opções). Sabes qual é o preço justo a pagar (hoje) pela opção (mas não a obrigação) de comprar um barril de petróleo em junho de 2023 por 85 USD?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.6
Hora de início: 13h00, 13h45, 14h30, 15h15
Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.2
Hora de início: 13h30, 14h00, 14h30
Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação. Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30
A criptografia, ou a arte de escrever em código, surgiu com a própria escrita. Ao longo dos tempos manteve-se associada a impérios, reis, guerras, poder militar e hoje usamo-la todos os dias, sempre que acedemos à internet. Nesta sessão vamos viajar pelos principais sistemas criptográficos que fizeram a história desta ciência. Até já!
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.1
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00
Este conhecido jogo é simplesmente uma enorme diversão! Junta-te em equipa ou vem descobrir sozinho como te podes divertir com a Matemática!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30
Nesta adaptação de um concurso de televisão, serás que mudas a tua escolha inicial? Quais são as tuas probabilidades de ganhares um magnífico carro? Vens descobrir neste Problema de Monty Hall!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30